Mais seis macacos são encontrados mortos no Parque Mãe Bonifácia em Cuiabá

Os animais encontrados mortos passam por necropsia, exames microscópicos, microbiológicos e por outros testes


  Sexta-feira, 06 de Novembro de 2020  

O Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá, permanece fechado para varreduras sanitárias e isolamento, em razão da morte 13 macacos saguis.

O local está interditado deste o dia 30 de outubro, quando a Sema detectou a morte de sete animais da espécie.

Nesta semana, foram encontrados mais seis mortos.

Os animais encontrados mortos passam por necropsia, exames microscópicos, microbiológicos e por testes de imunofluorescência direta, imuno-histoquímica e PCR.

Os exames são necessários para identificar possíveis doenças zoonóticas como raiva, febre amarela ou herpes viroses. 

Os exames são realizados pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso, e o Centro de Controle de Zoonoses do município de Cuiabá receberá e divulgará os resultados dos exames e dos laudos.

Animais que forem encontrados debilitados serão colocados em quarentena em estrutura específica dentro do próprio Parque.

As atividades do Parque Mãe Bonifácia serão retomadas quando for constatado que o ambiente está seguro tanto para a população, quanto para a fauna local. 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) suspende, temporariamente, a partir desta sexta-feira (30), as atividades do Parque Estadual Mãe Bonifácia, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.

As equipes da Sema e do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental estão realizando varreduras sanitárias em todo perímetro do parque.


Nenhum comentário