Bolsonaro diz que lutará para aprovar voto impresso - Contaremos papelzinho igual os EUA

Pronunciamento do presidente chega no contexto do clima de tensão vivido nas eleições norte-americanas


 Sexta-feira, 06 de Novembro de 2020 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (06) em transmissão pelas redes sociais que vai mergulhar no próximo ano no Congresso para aprovar uma proposta que estabeleça o voto impresso para as eleições presidenciais de 2022.

"Nós temos sim, está bastante avançado o estudo, a gente quer no ano que vem, mergulhar na Câmara e no Senado para que a gente possa realmente ter um sistema eleitoral confiável em 22", disse o presidente.

A fala chega no contexto do clima tenso vivido nas eleições norte-americanas. Donald Trump, de quem Bolsonaro é apoiador ferrenho, vem contestando, sem apresentar provas, o processo eleitoral. Por lá, até a manhã desta sexta-feira (06), o democrata Joe Biden segue como amplo favorito para derrotar Trump.

O presidente tem sido um crítico ao voto em urna eletrônica, que é usada no Brasil desde eleições municipais de 1996.

Segundo Bolsonaro, há uma proposta de emenda constitucional, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), que poderia ser aproveitada para o retorno do voto impresso.

"É a maneira que você tem de auditar, contar os votos de verdade aqui", disse ele, ao reforçar que vai avaliar o que ocorre em outros países.

Bolsonaro já contestou a eleição presidencial de 2018 vencida por ele mesmo. No entanto, meses depois de questionar o pleito, o presidente ainda não apresentou uma prova sequer que respalde suas acusações.


Nenhum comentário