Irresponsabilidade de Bolsonaro leva João Doria a doar máscaras e testes para aldeia do Alto Xingu no MT

Socorro bem vindo


  Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020  

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira, 21, que o Estado vai doar milhares de testes de covid-19, máscaras descartáveis e álcool em gel para controlar a disseminação do coronavírus nas aldeias do Alto Xingu, maior reserva indígena no Brasil, localizada no mato Grosso. O anúncio foi feito em vídeo publicado pelo governador nas redes sociais, em que aparece ao lado do cacique Kotok, líder da tribo Kamayurá, e de familiares.

As doações serão feitas por meio do Projeto Xingu, desenvolvido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "O governo de SP vai ajudar os índios do Alto Xingu no enfrentamento da pandemia, através do projeto Xingu da Unifesp. Vamos doar 7 mil testes de Covid-19, 30 mil máscaras descartáveis e álcool em gel para controlar a disseminação do coronavírus nas aldeias", disse Doria.

Até esta quarta, de acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), 37.349 índios já foram contaminados pela covid-19, 857 morreram em decorrência da doença. Ao todo, 158 povos já foram atingidos pelo vírus.

Abandonados pelo governo Bolsonaro, em julho, matéria mostrou que os indígenas apelaram a doações de R$ 1 para erguer hospital de campanha

O abandono do governo de Jair Bolsonaro, que não promove ação alguma para proteger a população indígena da pandemia, tem levado povos indígenas do Xingu a promoverem campanhas de arrecadação de fundos no combate ao vírus. 

Segundo reportagem, a campanha de arrecadação de fundos da Associação Yawalapiti Awapá, pedia doações de R$ 1 para a construção de um hospital de campanha.

A reportagem também relatou que, além da falta de estrutura física, lideranças do Parque Indígena do Xingu relataram preconceito de hospitais urbanos com os indígenas. A escalada da doença lotou os leitos hospitalares em Mato Grosso.

A pandemia avançou rapidamente na comunidade Xingu.


Nenhum comentário