Fávaro usa e abusa de projeto que já existe a 8 anos. "Ferrogrão"

Candidato também usa o nome de Bolsonaro, que apoia outra candidatura.


  Sábado, 24 de Outubro de 2020  

O senador-tampão Carlos Fávaro (PSD) aparece no horário eleitoral e em vídeos distribuídos nas redes sociais, dizendo que já conversou pessoalmente com o presidente Jair Bolsonaro sobre a importância da Ferrogrão, a ferrovia projetada para transportar a produção do Centro-Oeste, passando a impressão de que ele é o autor do projeto.

No entanto, a história da Ferrogrão é bem maior do que a campanha ilusionista do candidato. Para quem não conhece, inclusive parece que Fávaro se inclui entre esses, apresentamos um breve hisórico.


História da Ferrogrão

A idéia da ferrovia Ferrogrão começou a ser discutida por produtores, tradings e especialistas em 2012, onde a empresa EDLP (Estação da Luz Participações) se interessou em elaborar os estudos e pesquisas de viabilidade técnica. Com o apoio das tradings ADM, Amaggi, Bunge, Cargill e Louis Dreyfus foi elaborado um relatório de viabilidade com 3998 páginas e 630 plantas de engenharia, que foram apresentados ao governo federal.

Em 13 de setembro de 2016, a Ferrogrão foi qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) na 1ª Reunião do Conselho do PPI. Os estudos por parte do governo ficaram a cargo da Empresa de Planejamento e Logística (EPL). O traçado previsto para a ferrovia atravessa o Parque Nacional do Jamanxim, que era uma Unidade de Conservação. Por meio da Medida Provisória nº 758/16, foi feita a desafetação da área alcançada pela faixa de domínio da ferrovia, aprovada pelo Congresso e sancionada conforme Lei nº 13.452/2017, em 19 de junho de 2017.


Nos programas eleitorais, o candidato também tenta passar a imagem que seria candidato do Presidente Jair Bolsonaro, que apoia outra candidatura no estado.

Nenhum comentário