Por que Kim Jong Un emitiu um raro pedido de desculpas à Coreia do Sul?

 EXCLUSIVO  DIGORESTE NEWS



 Sábado, 26 de Setembro de 2020  

Quando a Coreia do Norte apresentou um pedido de desculpas? 

Já aconteceu um incidente como este antes? 

O que significa o pedido de desculpas para as relações entre a Coreia?

As pessoas assistem a uma TV mostrando um arquivo de imagem do líder norte-coreano Kim Jong Un, à esquerda, e do presidente sul-coreano Moon Jae-in, durante um programa de notícias na Estação Ferroviária de Seul, na Coreia do Sul, sexta-feira, 25 de setembro de 2020. (AP Foto)

O líder norte-coreano Kim Jong-un emitiu recentemente um raro pedido de desculpas ao seu homólogo sul-coreano Moon Jae-in pelo assassinato de um oficial sul-coreano em um momento em que as relações entre os dois países estão em um impasse.

O que aconteceu?

Ontem, a Coreia do Sul acusou a Coreia do Norte de disparar contra um funcionário público sul-coreano desarmado e alegou que os soldados da Coreia do Norte posteriormente incineraram seu corpo. A Coreia do Sul identificou o funcionário público como um homem de 47 anos que trabalhava para o Serviço de Gestão das Pescarias do Mar Ocidental do Ministério dos Oceanos e Pescarias.

Quando a Coreia do Norte apresentou um pedido de desculpas?

Na sexta-feira, o Departamento da Frente de Unificação da Coréia do Norte, que trata dos laços Sul-Norte, enviou uma carta endereçada ao gabinete presidencial de Seul, na qual Jong-un descreveu os eventos e expressou seu pesar. “Peço desculpas ao presidente Moon Jae-in e aos compatriotas do Sul pelo infeliz incidente que ocorreu em nossas águas”, disse o comunicado conforme relatório publicado no The Korea Herald. A carta também mencionou que o funcionário público foi morto por soldados norte-coreanos.

De acordo com o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, em 22 de setembro, o oficial de 47 anos estava em um navio de inspeção e flutuava nas águas ao norte da Linha Limite do Norte (NLL), no Mar Amarelo, quando foi baleado por soldados a bordo de um barco-patrulha norte-coreano. O ministério afirma que, após disparar os tiros, os soldados incineraram o cadáver flutuante derramando óleo sobre ele. A carta da Coreia do Norte, porém, difere do relato oficial sul-coreano e diz que os soldados norte-coreanos não queimaram o corpo, mas apenas o “dispositivo de flutuação”.

Já aconteceu um incidente como este antes?

Em 2008, uma turista sul-coreana foi morta a tiros por um guarda norte-coreano em Mount Kumgang quando entrou em uma área proibida para turistas sul-coreanos. Ela entrou nesta área enquanto caminhava ao longo de uma praia. Após o incidente, a Coreia do Norte lamentou a morte do turista e se recusou a participar de uma investigação conjunta do incidente. O incidente também levou à suspensão do programa de turismo de Mount Kumgang, que estava ativo desde 1998.

O que significa o pedido de desculpas para as relações entre a Coreia?

De acordo com um relatório publicado no The Korea Times, o “pedido de desculpas inesperado” da Coreia do Norte está sendo visto por especialistas como um esforço do país para manter o status quo entre as duas Coreias e é uma tentativa de não atrair críticas internacionais sobre o incidente.

Uma interpretação do próprio incidente é que o cadáver foi queimado para manter COVID-19 fora do país, especialmente porque a Coréia do Norte está se preparando para um desfile militar em 10 de outubro para marcar o 75º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores no poder.


Nenhum comentário