Baia de Cáceres pode secar em uma semana, caso não chova

A longa estiagem que já dura mais de 100 dias deixa o rio Paraguai, na região de Cáceres, cada vez mais seco.


 Sábado, 12 de Setembro de 2020 

Militares da Marinha garantiram que se não chover em uma semana, embarcações ancoradas na Baia do Malheiros, não terão acesso ao rio Paraguai pela orla de Cáceres.

Os militares alertam para que os proprietários retirem suas embarcações agora, se quiserem ter acesso ao rio nos próximos dias.

Informações constam que ao contrário de que muitos imaginam, não é o rio que passa pela orla no centro de Cáceres e sim uma baia que erroneamente atribuem-a como Baia do Malheiros,  mas que na verdade, seu nome é Baia de Cáceres, visto que a real Baia do Malheiros fica após a praia do Daveron e vai até o Iate Clube.

A longa estiagem que já dura mais de 100 dias deixa o rio Paraguai, na região de Cáceres, cada vez mais seco. O volume de água do rio, medido pela Agência Fluvial, localizada no centro da cidade, próximo a Praça Barão do Rio Branco, na manhã de sexta-feira (11), era de 60 centímetros.

Um centímetro a menos que no dia anterior e 38 centímetros, no dia 11 de setembro do ano passado, quando estava com 98 centímetros. Embora, não haja confirmação pelos órgãos competentes, as informações são de que, é uma das maiores secas do rio dos últimos 30 anos.

O baixo volume de água no leito do rio também dificulta a navegação.

A Agência Fluvial alerta para que os navegantes façam o uso da hidrovia com cautela.

Nessa época são comuns bancos de areia, ao longo do rio, que podem provocar acidentes, com encalhe das embarcações.



Digoreste News com Jornal Oeste



Nenhum comentário