Prefeito de cidade do MT manda prender quem descumprir medidas de isolamento

O decreto coloca como compulsório e obrigatório o isolamento de todo caso confirmado ou suspeito de Covid-19


O prefeito da cidade de São José dos Quatro Marcos (305 Km de Cuiabá), Ronaldo dos Santos, decretou na última segunda-feira (20), a prisão de pessoas que estiverem descumprindo com as medidas de isolamento e combate à proliferação do coronavírus na cidade.

Trecho do documento diz:
“As autoridades deverão adotar as providências cabíveis para a punição cível, administrativa e criminal, bem como a prisão em flagrante quando for o 
caso de todos aqueles que descumprirem ou colaborarem para o descumprimento das medidas estabelecidas neste decreto”.

Ainda segundo o prefeito, o descumprimento do isolamento domiciliar por parte de qualquer cidadão que tenha a obrigatoriedade de fazê-lo poderá ser denunciado à Polícia Militar ou Polícia Civil, pelos telefones já disponíveis.

O decreto coloca como compulsório e obrigatório o isolamento de todo caso confirmado ou suspeito de Covid-19. Pontua ainda que a medida somente poderá ser determinada por prescrição médica ou por recomendação do agente de vigilância epidemiológica ou agente de vigilância sanitária, por um prazo máximo de 14 (quatorze) dias, podendo se estender por até igual período, conforme resultado laboratorial que comprove o risco de transmissão.

A determinação da medida de isolamento por prescrição médica deverá ser acompanhada do termo de consentimento livre no momento da notificação e esclarecido ao paciente. Também fica expressamente proibido receber visitas domiciliares durante o período.

Nenhum comentário