Números que não descem - Brasil registra 1.299 mortes messa quinta

País chega a 2 milhões de infectados pelo novo coronavírus, sendo 43.829 novas infecções quinta (16)


  Total de óbitos é de 76.822  

O Brasil atingiu 2 milhões de casos confirmados de Covid-19 com as 43.829 novas infecções registradas, nesta quinta (16). Também foram documentadas 1.299 mortes, o que elevou o total de óbitos pelo novo coronavírus a 76.822.

Até o momento, somente Brasil e Estados Unidos tiveram mais de 1 milhão de infectados pela doença.

Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo, G1 e UOL para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais. O balanço é fechado diariamente às 20h.

Além dos dados diários do consórcio, a Folha passou a mostrar a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

O volume registrado às segundas tende a ser baixo, porque laboratórios têm atividade menor aos fins de semana. Já a média móvel para a segunda-feira considera também os dados dos seis dias anteriores, uma informação mais estável.

De acordo com os dados coletados até as 20h desta quinta (16), a média de mortes nos últimos sete dias é de 1.081.

Com 398 mortes, São Paulo teve o maior número de óbitos registradas nas últimas 24 horas. O estado teve crescimento de 80% em sua média móvel, em comparação com sete dias atrás.

O Brasil tem uma taxa de cerca de 36,7 mortos por 100 mil habitantes. Os Estados Unidos, que têm o maior número absoluto de mortos, e o Reino Unido, ambos à frente do Brasil na pandemia (ou seja, começaram a sofrer com o problema antes), têm 42,3 e 68 mortos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.

Na Argentina, onde a pandemia desembarcou nove dias mais tarde que no Brasil e que seguiu uma quarentena muito mais rígida, o índice é de 4,6 mortes por 100 mil habitantes.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que o Brasil ultrapassou a marca de 2 milhões de casos de covid-19. No total, são 2.012.151 casos e 76.688 mortes nesta quinta-feira (16).

Os dados mostram ainda que são 45.403 novos casos e 1322 novas mortes confirmadas pela doença no país.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

Nenhum comentário