Emanuel Pinheiro entrega obras de reconstrução de Escola no Novo Mato Grosso

A EMEB Irmã Maria Betty, foi entregue totalmente climatizada, com novas salas de aulas, mobiliários e equipamentos de ar condicionado


O prefeito Emanuel Pinheiro esteve no início da tarde desta terça-feira (28), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Irmã Maria Betty de Souza Pires, no bairro Novo Mato Grosso. Acompanhado da secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado, a visita marcou a entrega da unidade à comunidade, após passar por obras de reconstrução, no Programa de Modernização da Infraestrutura da Rede Municipal de Educação. 

As obras foram iniciadas no ano passado e abrangeram a ampliação do número de salas de aulas, novas redes elétrica e hidráulica, troca da cobertura, readequação da cozinha e do refeitório, pintura e instalação de parquinho. Com a reconstrução a unidade ganhou também espaços novos de biblioteca e laboratório, sala multifuncional e de apoio, uma nova ala administrativa com salas dos professores, dos coordenadores e secretaria, além de novos conjunto escolares (carteiras), quadros de vidro, mobiliários e equipamentos como computadores, geladeiras e freezers. 

Além disso, foram construídos banheiros novos para alunos e profissionais, e para PcDs e, a unidade educacional está sendo entregue totalmente climatizada pelo Programa Climatizar é Humanizar com a instalação de 19 novos aparelhos de ar condicionado.  

As obras de reconstrução da escola representam um investimento de R$ 2.057.974,47, de recursos próprios e mais cerca de R$ 800 mil em novos equipamentos e mobiliário.

Na visita o prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre a importância da escola, uma das mais tradicionais da rede pública municipal de ensino, com 34 anos de existência e que atende crianças dos bairros Novo Mato Grosso, Planalto, Novo Horizonte, CPA II e III, Itamarati, Carumbé, e até de bairros distantes, localizados na região da Grande Coxipó, como do Jardim Imperial e do Pedra 90. 

"A unidade estava completamente destruída. Desde 2014, há seis anos, essa escola funcionava com salas móveis. Isso não é justo com nossas crianças e nem com os profissionais da educação. É compromisso meu, da gestão Emanuel Pinheiro, avançar na qualidade e na humanização da educação pública municipal. A partir de uma estrutura física digna, que dê condições de trabalho aos valorosos profissionais da educação e dê respeito, dignidade, e condições de ensino e aprendizagem ao nosso maior patrimônio que são as nossas crianças, os nossos alunos", disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Durante a visita o gestor agradeceu o apoio que os profissionais da educação tem dado aos alunos e seus pais neste momento de pandemia e lembrou que as atividades presenciais podem estar suspensas na rede mas o ensino e a aprendizagem, e também as ações visando melhorias cada vez maiores para o ensino da Capital, não.  "E por falar em ensino e aprendizagem, as atividades presenciais nas escolas foram suspensas mas o ensino e a aprendizagem não e, enquanto as nossas crianças estão fora das salas de aula para se proteger do vírus,  nós estamos investindo e acelerando as reformas, construções e reconstruções das unidades de ensino para quando terminar tudo isso, receber a todos de braços abertos, com  qualidade, com respeito e com dignidade", salientou o prefeito Emanuel Pinheiro. 


A escola

A EMEB Irmã Maria Betty de Souza Pires,  ao longo dos últimos anos, vinha atendendo em média 250 alunos. Com a obras de reconstrução sua capacidade dobrou e, após a pandemia, com o retorno das atividades presenciais nas unidades, passará a atender 477 alunos do Pré I e II, e do 1º ao 5º Ano.

"A gestão Emanuel Pinheiro reconstruiu e ampliou essa unidade. Demos condições de dobrar o número de alunos atendidos, para aproximadamente 500 alunos. Climatizamos todas as salas de aula, um compromisso da nossa gestão, com o Programa Climatizar é Humanizar, além de trocar todas as carteiras, mobiliários, utensilios de cozinha, enfim tudo novo e de primeira qualidade. É uma questão de sensibilidade. Ser pai vale muito nesse momento, para saber o quanto é importante preparar uma unidade de ensino com condições de promover o ensino e a aprendizagem da maior riqueza da familia, que são os nossos filhos", destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Ao final o gestor parabenizou a secretária Edilene Machado e toda a equipe da Educação, lembrando da atuação do ex-secretário Alex Vieira Passos que deu a ordem de serviço para o início das obras.  Emanuel Pinheiro agradeceu também a equipe da escola, do mais humilde à diretora, pela dedicação e comprometimento nesse período de pandemia, e por todo apoio que tem dado as crianças e seus pais. "Não vamos abandoná-los, nesse momento eles precisam muito de nós. Enquanto eles ficam em casa, se protegendo, nós vamos continuar trabalhando e lutando para melhorar cada vez mais as condições de Ensino das nossas crianças, valorizando os nossos profissionais da Educação", finalizou o prefeito Emanuel Pinheiro. 

A visita foi acompanhada pela diretora da EMEB Irmã Maria Betty de Souza Pires, Flávia Fernanda Figueiredo de Magalhães e pela secretária da escola, Leda Regina Martins da Silva.

Nenhum comentário