Os Bonobo ajudam seus filhos a ter sorte no casamento

Pushy Bonobo Moms - Novas pesquisas mostram que as mães Bonobo ajudam seus filhos a se casar com sucesso.


Está vendo alguém especial? Pensando em ter filhos? Quando vou ter netos?

Muitas mães incomodam seus filhos adultos com a perspectiva de netos. Mas as mães bonobo levam seu assédio materno para outro nível: elas participam ativamente de ajudar seus filhos a encontrar parceiros.

Ainda mais surpreendentemente, a tática insistente obtém resultados. Os filhos de mães dominadoras são mais propensos a ter filhos, diz um grupo de pesquisadores.

"Esta é a primeira vez que podemos mostrar o impacto da presença da mãe em uma característica importante da aptidão masculina, que é a fertilidade", disse Martin Surbeck, primatologista do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária em Leipzig, Alemanha. uma declaração à imprensa. "Ficamos surpresos ao ver que as mães têm uma influência tão forte e direta no número de netos que recebem".


Filhinho da mamãe

Bonobos são macacos delgados que vivem em grupos de cerca de uma dúzia nas florestas tropicais da Bacia do Congo. As fêmeas e seus filhotes formam o núcleo da maioria dos grupos. Os machos, mesmo quando adultos, tendem a permanecer no grupo de suas mães. 

“Nos sistemas sociais bonobo, as filhas se dispersam da comunidade nativa e os filhos ficam”, explicou Surbeck. “E para as poucas filhas que ficam na comunidade, das quais não temos muitos exemplos, não as vemos recebendo ajuda de suas mães.”

Os filhos, por outro lado, são mimados. As mães Bonobo garantirão que seus filhos atinjam uma boa posição social, por exemplo. E quando se trata de acasalamento, as mães também estão à disposição. Em pesquisas anteriores, Surbeck e colegas descobriram que as mães bonobas garantem que seus filhos sejam próximos de mulheres férteis. As mães vão até enfrentar homens que tentam interromper as tentativas de acasalamento de seus filhos.


Sucesso do pai

No novo estudo, os pesquisadores combinaram dados genéticos e demográficos de estudos anteriores, onde observaram quatro comunidades de bonobos selvagens. A análise, que incluiu testes de paternidade, revelou que os bonobos que vivem em um grupo com suas mães têm três vezes mais chances de ter filhos do que os que vivem em grupos sem a presença de sua mãe, informou a equipe  na revista  Current Biology . Ao longo da pesquisa, cerca de três quartos dos filhos foram criados na presença da mãe.

Por que as mães bonobo são tão assertivas em ajudar seus filhos a procriar ainda são desconhecidas, mas os pesquisadores suspeitam que as mães estão tentando garantir a continuação de sua árvore genealógica. 

"Essas fêmeas encontraram uma maneira de aumentar seu sucesso reprodutivo sem ter mais filhos", disse Surbeck.

Nenhum comentário