GRAVE - Youtubers bolsonaristas receberam dinheiro público para badernas

Investigados pela Polícia Federal, os canais veiculam notícias falsas, fechamento do Congresso Nacional e do STF


Segundo dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação, canais de YouTube que veiculam fake news, defendendo o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) e pedem por intervenção militar no Brasil receberam verbas publicitárias de estatais. Inclusive, os donos dos canais e sites são alvos da investigação do STF que apura divulgação de fake news contra a Corte e os ministros.

Ao todo, 28.845 anúncios da Petrobras e da Eletrobras foram veiculados nestes canais entre janeiro de 2017 e julho de 2019 — ou seja, antes e durante o governo Jair Bolsonaro.

Entre os que receberam verba publicitária da Petrobras e que são investigados pelo STF estão Allan dos Santos, do canal ‘Terça Livre’, Enzo Leonardo Suzi Momenti, do canal ‘Enzuh’, e Bernardo Kuster. Os três foram alvos de mandados de busca e apreensão na última quarta-feira (27).


  • O ‘Terça Livre’, de Santos, veiculou 3.490 anúncios pagos pela Petrobras;
  • Kuster veiculou 3.602 anúncios pagos pela estatal;
  • O canal de Momenti veiculou 1.192.


Além disso, a Eletrobras também teve propagandas divulgadas nesses três canais. Foram 536 no de Kuster, 398 no ‘Terça Livre’ e 273 no de Momenti.

Embora o levantamento se restrinja ao período entre 2017 e 2019, a prática continua até o momento.

É o governo mantendo com dinheiro do povo, mídia em defesa do seu nome.





Contém informações da/o O Antagonista.





Nenhum comentário