Secretário Cearense toca o terror e prevê 250 mortes por dia em Fortaleza

Secretário que teria se curado do Covid-19 com Cloroquina, disse em live com empresários que Sistema de saúde do estado colapsou

imagem: focus.jor

Em uma live com empresários da Construção Civil, nesta terça-feira (14), o Secretário de Saúde do estado do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, foi enfático sobre o que ele entende como realidade do sistema de saúde no estado: “Vamos ter morte e é muita. Em meados de maio terá em torno de 250 mortes por dia em Fortaleza. Não posso ser brando porque os dados não nos permitem”, disse o secretário ao afirmar que não há equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais de saúde que estão no combate direto ao coronavírus.

Atualmente, o Ceará possui 2.146 casos confirmados, dos quais 1.845 são apenas em Fortaleza, que já se aproxima do pico, e 111 falecimentos. Atualmente, a letalidade do estado está em 5,17%.
Na reunião, o titular da Secretaria da Saúde (Sesa) afirmou ainda que o sistema público de saúde do Estado “colapsou”.

“Estou escrevendo ao ministro (da Saúde, Henrique Mandetta) que o sistema de saúde do Ceará colapsou. E que nós vamos começar a ter morte de pessoas que estavam entubadas. Hoje a UPA da Praia do Futuro tinha 22 doentes em fila. Devemos chegar na próxima semana a 10% de mortalidade”, afirmou. 
(Lembrando que em tempos sem a pandemia, era comum em uma UPA de qualquer lugar do país, a presença de até mais de 100 pacientes com sintomas variados)

Cabeto disse também que só restam mais de cinco dias de estoque de EPIs para profissionais de saúde. As informações divulgadas por Cabeto, durante reunião, foram confirmadas pelo secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho. Leitos em UTI para pacientes, além dos já instalados e em intervenção, também estão escassos. “No sistema público eu não tenho mais leito de UTI, acabou”, destacou o Secretário do governo do PT, que comandou o País durante 16 anos. 

Na live do Sinduscon-CE (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará), intitulada “A construção civil e a saúde na pandemia”, o empresário José Martins Aderaldo declarou que “não esperávamos que a situação estivesse tão grave”. A intenção dos empresários na conversa com o secretário foi conseguir algum nível de funcionamento dos canteiros de obras. A resposta do secretário não deixou margens de dúvidas quanto à inadequação do momento para o retorno ao trabalho, dizendo que o mundo vive a sua terceira guerra mundial.

Já sem paciência para as argumentações no sentido de retomada dos trabalhos nos canteiros de obras, o secretário disse o seguinte: “Os senhores têm muito o que fazer e eu também. Os senhores têm uma opinião formada sobre o processo. Não vamos evoluir na conversa que se torna pouco produtiva”.

Já no final da live, Cabeto pediu objetividade nas questões e declarou que não tinha intenção de discutir o uso de medicamentos, como a hidroxicloroquina, em público: “Tem a ciência para isso. Tem muito chute”. (Incrível coincidência com outros que se curaram usando o medicamento, mas não permitem que o uso seja administrado nos pacientes em geral, exemplo do secretário de SP, do governo Doria)  

Informações constam que o Secretário de Saúde do Ceará foi curado do Coronavírus com o uso da hidroxicloroquina. Dr Cabeto apresentou sintomas como febre alta na sexta-feira, dia 27 de março e chegou a ser internado. No dia 29, houve a confirmação de que estava infectado pela Covid-19. 



Nenhum comentário