Premiê esloveno pede renúncia do diretor-geral da OMS

Assim como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o primeiro-ministro da Eslovênia também ameaçou cortar verbas destinadas à entidade

Primeiro-ministro da Eslovênia, Janez Jansa

O primeiro-ministro da Eslovênia, o conservador Janez Jansa, pediu a renúncia do diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus. Assim como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o premiê também ameaçou cortar verbas destinadas à entidade.

"Demita-se! Agora @Dr.Tedros", escreveu o premiê no Twitter ao comentar um vídeo que mostra o chefe da OMS pedindo que a pandemia do coronavírus, transmissor da covid-19, não se torne motivo de disputas políticas.

Adhanom Ghebreyesus fez o apelo após Trump acusar a OMS de administrar mal a crise do novo coronavírus desde que ela começou, na China, e cogitar a possibilidade de cortar repasses à organização.

"Todos devemos fazer isso", escreveu Jansa em outro tweet, em apoio à ameaça do presidente americano.

Ontem (8), o premiê esloveno já havia criticado a União Europeia por não oferecer ajuda a seu país e elogiado Hungria e Polônia por fazê-lo.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores esloveno, Jelko Kacin, disse hoje que, antes de suspender os pagamentos, o país europeu prefere uma reforma da entidade, segundo a agência eslovena de notícias "STA".

Kacin afirmou que o governo esloveno não prevê cortar o repasse imediatamente, mas também acusou a OMS de ter reagido tardiamente à pandemia e considera justificadas as críticas à organização.



Borut Zivulovic/Reuters

Nenhum comentário