Fraudes em contratações geram 115 denúncias em dois dias, diz CGU
Ministro Walter Rosário afirmou que a Corregedoria agirá de forma "implacável" em parceria com a PF contra casos de corrupção
Ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário
Valter Campanato/Agência Brasil - 18.12.2018
O ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, afirmou nesta quinta-feira (23) que nos últimos dois dias foram registradas 115 denúncias de fraude em contratações, de um total de 170 relacionadas à pandemia do novo coronavírus em todo o país. A CGU já havia recebido 2.200 denúncias desde o início da pandemia.
O ministro atribui o aumento das denúncias referentes à fraude em contratações à chegada dos recursos transferidos pela União a estados e municípios para lidar com a pandemia. ”Justamente o período em que o dinheiro começou a chegar na ponta. As aquisições iniciaram, e aí iniciam as denúncias“, declarou. O ministro afirmou que a CGU está atenta ao uso dos recursos públicos. “Que os corruptos que estejam a postos abram o olho porque nós vamos tger uma atuação implacável”, disse Rosário, afirmando que CGU agirá em parceria com a Polícia Federal.
A primeira operação da CGU em parceria com a PF, chamada Alquimia, foi deflagrada nesta quinta-feira (23) na Paraíba. O ministro afirmou que novas operações de combate à corrupção já foram planejadas.
Rosário negou que a antecipação do pagamento da segunda parcela do auxílio-emergencial de R$ 600 tenha sido adiada para evitar casos de corrupção. Segundo ele, a CGU orientou que o governo agisse com cautela frente à uma procura acima da expectativa inicial.
Nenhum comentário