Empregadores sauditas recebem luz verde para cortar salários e horas

Mas as empresas atingidas pelo coronavírus podem alterar contratos apenas com o consentimento dos funcionários, diz o ministério

O ministério disse que seu objetivo era proteger os funcionários da demissão ou perda 
de benefícios contratuais durante a pandemia.

Os empregadores do setor privado saudita, cujos negócios foram prejudicados pela pandemia de coronavírus, foram informados de que podem reduzir os salários e o horário de trabalho de seus funcionários.

Mas eles podem fazer isso apenas com o consentimento dos funcionários, e os salários reduzidos devem refletir com precisão o número de horas trabalhadas, disse o Ministério de Recursos Humanos e Desenvolvimento Social.

O ministério também passou a acalmar os temores de alguns funcionários do setor privado, sauditas e expatriados, de que empregadores sem escrúpulos poderiam usar a crise do coronavírus para explorar seus trabalhadores.

“Os trabalhadores podem denunciar qualquer violação através do site, canais e plataformas de mídia social do ministério”, disse Saad Al-Hammad, diretor de Assuntos de Recursos Humanos do ministério, a imprensa.

Além disso, os empregadores que se beneficiaram de subsídios estatais, como o fundo de US $ 2,4 bilhões criado na semana passada para compensar os trabalhadores sauditas pelos efeitos da pandemia, não podem rescindir contratos de trabalho. Os funcionários, no entanto, mantêm o direito de fazê-lo.

O ministério disse que seu objetivo era proteger os funcionários da demissão ou perda de benefícios contratuais durante a pandemia. Continuaria a regular o mercado de trabalho, mitigar os efeitos econômicos do surto de vírus no setor privado e proteger os interesses de ambas as partes na relação de trabalho, disse o documento.

O consultor jurídico saudita Dimah Talal Al-Sharif disse que a alteração da relação contratual entre empregador e empregado dessa maneira é permitida sob o conceito legal conhecido como "força maior", que se aplica à pandemia de coronavírus.

"A decisão ministerial visa limitar qualquer tentativa de adulterar os direitos das pessoas como funcionários e definir os limites que ambas as partes devem concordar primeiro, além de refletir a realidade", disse Al-Sharif a imprensa. 

Nenhum comentário