Bolsonaro se une ao Centrão e Palácio da Alvorada tem proliferação de ratos

"Novos aliados do presidente chega e Palácio passa por desratização"


O Palácio da Alvorada tem convivido desde o início do mês com visitantes indesejáveis: ratos têm se proliferado em busca de restos de comida. De acordo com a reportagem do jornal Folha de S.Paulo, os animais passaram a circular livremente nos jardins, banheiros e bancos localizados na entrada principal da residência oficial do presidente da República.

Coincidências é que nos últimos dias o presidente Jair Bolsonaro tem se dedicado em negociar com o Centrão, um grupo de partidos que tem em seus quadros diversos deputados alvo de ações no STF, e que votaram contra as medidas de combate a corrupção apresentadas pelo ex-ministro Sérgio Moro. Figuras conhecidas como o polêmico Roberto Jéferson e Valdemar da Costa Neto, presos por escândalos e corrupção, são alguns dos comandantes de siglas que compõem o Centrão.

Segundo o jornal, há diversos relatos da aparição dos roedores. Um subiu no pé de um repórter televisivo e outro passou perto de um jornalista e acabou assustando uma turista, que queria tirar foto com o presidente. Os animais costumam aparecer no momento em que há menos pessoas circulando no local.

Apesar de comuns na região, os ratos raramente são vistos no Alvorada. Em nota à Folha, a Secretaria-Geral, pasta responsável pela administração do patrimônio da Presidência da República, informou que, neste ano, foi feita uma desratização no final de janeiro. E uma nova ação, que já estava programada, foi realizada no último dia 23.

A pasta informou ainda que as dedetizações são feitas todo trimestre e podem ser reforçadas no caso do aparecimento de roedores. De acordo com a Secretaria-Geral, “não há registro de ações recentes que justifiquem o aparecimento de roedores no local”, mas observou que a grande ocorrência de chuvas pode ter contribuído.

“Podemos citar o período chuvoso, que impede a fixação dos ativos que combatem os animais, já que estas espécies são altamente resistentes e possuem alta taxa reprodutiva”, ressaltou em nota enviada à Folha.






Folha de São Paulo e IstoÉ

Nenhum comentário