50 Servidores falsificaram atestados para ficar longe da pandemia em Cuiabá

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, mais de 1,5 mil servidores da Saúde entraram com pedido de afastamento


Cerca de 50 servidores da Saúde de Cuiabá apresentaram atestado falso pedindo afastamento durante o período de pandemia do novo coronavírus. Em declaração à TV Vila Real, o secretário de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, disse que os funcionários não fazem parte do grupo de risco e têm perfis para estarem na linha de frente no combate à Covid-19.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, mais de 1,5 mil servidores da Saúde entraram com pedido de afastamento. No entanto, segundo o secretário, todos os atestados estão passando por perícia e, até esta segunda-feira (20), 50 deles já haviam sido rejeitados.

“Totalmente desproporcional. Por que logo agora? Tem atestados de todas as naturezas, dos que possuem comorbidades[problemas como diabetes, pressão, respiratórios, cardiopatia ou doenças autoimunes] ou ainda idade acima de 60 anos. Mas também os que estão prontos para estarem na linha de frente e preparados para enfrentar essa pandemia que começa a crescer em Cuiabá”, afirmou Possas.

O secretário informou que os servidores efetivos que apresentaram os atestados falsos responderão um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), e que os casos serão encaminhados ao Ministério Público para demais providências. Já os funcionários contratados devem ser demitidos.

“Muitos outros serão rejeitados. Tem alguns que estão na cara. Alguns que não têm nenhuma doença que o afaste da linha de frente em um momento tão necessário como esse”, disse. 


Novas contratações

Para tentar evitar problemas de falta de profissionais para atender pacientes que venham a ser internados por Covid-19, a Prefeitura de Cuiabá anunciou a contratação direta e imediata de cerca de 300 médicos e técnicos de enfermagem para atuarem no município.

De acordo com o Luiz Antônio, mesmo com o processo seletivo realizado no fim do ano passado, não foi possível preencher todas as vagas e, com a pandemia, o município teve um número muito alto de licenças médicas e pedidos de afastamento.

As vagas abertas são para médicos e técnicos de enfermagem que estejam disponíveis para trabalhar neste período de pandemia, em Cuiabá.

Os interessados devem levar o currículo na sala da secretaria adjunta de Planejamento e Operações, no primeiro andar da Secretaria Municipal de Saúde.







Digoreste News com O Bom da Notícia

Nenhum comentário