Sobrevivente da gripe da Espanha em 1918 aconselha sobre coronavírus

'Cuidado': José Ameal Peña, 105, está assistindo ansiosamente o surgimento de uma nova pandemia no mundo

Um hospital de campo de emergência em Brookline, Massachusetts, na época da pandemia 
de gripe de 1918. Fotografia: Everett / Rex / Shutterstock

José Ameal Peña tinha quatro anos quando a gripe de 1918 atravessou sua pequena cidade de pescadores no norte da Espanha, seu caminho mortal narrado pelo toque diário dos sinos das igrejas.

Mais de um século depois, Ameal Peña, considerado o único sobrevivente da pandemia na Espanha, conhecida a mais mortal da história da humanidade - dá um aviso quando o mundo enfrenta o Covid-19. "Cuidado", ele disse. “Eu não quero ver a mesma coisa repetida. Reivindicou tantas vidas.

A gripe de 1918, conhecida como gripe espanhola, foi o terror propriamente dito, matando entre 50 e 100 milhões de pessoas em todo o mundo.

Na cidade de Ameal Peña, Luarca, matou 500 vidas, um quarto da população da cidade que tinha 2.000. Ele observou pela janela um fluxo constante de procissões fúnebres a caminho do cemitério.

No outono de 1918, ele se tornou o único de seus sete irmãos a contrair a gripe. "Ainda não consigo descobrir como estou aqui", disse Ameal Peña, agora com 105 anos, ao jornal El Mundo . “Quando acordei, mal conseguia andar. Eu tive que engatinhar nas mãos e nos joelhos. Enquanto lutava com uma febre implacável, um médico receitou vapores de eucalipto e algas marinhas cozidos.

Nas últimas semanas, Ameal Peña observou ansiosamente como outra pandemia se desenvolveu. A Espanha está entre os países mais atingidos, com 1.720 mortes e contando.

"Ele sabe exatamente o que está acontecendo com o coronavírus", disse sua filha Anunciata ao El Mundo. “Desde que ele viveu tudo isso, está passando por um momento difícil agora. Ele tem medo de que algo semelhante aconteça novamente, apesar de estarmos vivendo em tempos muito diferentes. ”

Embora o medo desencadeado por ambas as pandemias seja semelhante, os avanços científicos permitiram que esse vírus fosse isolado, testes antivirais e tratamentos médicos complexos a serem realizados.

Do outro lado do Atlântico, outro sobrevivente da gripe de 1918, Joe Newman, 107 anos, ofereceu sua perspectiva. “Há quem diga que, bem, isso também deve desaparecer. E vai ”, disse o morador de Sarasota, na Flórida, à NBC News . "Mas a que custo e a qual custo?"

Newman instou as pessoas a apoiarem-se umas nas outras. “Você tem que ser minha muleta. Eu tenho que ser seu. Tem sido assim em todas as crises que tivemos ”, disse ele. "E então descobrimos que, quando olhamos para trás, é isso que nos levou a superar."




Nenhum comentário