Segunda-Feira (23) - Espanha registra 462 mortes por coronavírus em um único dia

O Ministério da Saúde descarta um confinamento mais rígido: "Espanha não é China e não podemos nos isolar do mundo"


A epidemia de SARS-CoV-2 matou 462 pessoas em um único dia, elevando o número total de mortes em Espanha para 2.122, números divulgados na manhã dessa segunda-feira (23). 

"Os mais afetados são os idosos e os grupos de risco com doenças crônicas. A fatalidade entre os casos é mais ou menos comparável à normalmente observada em nossa população ”, afirmou o diretor do Centro de Alertas e Emergências em Saúde, Fernando Simón, em sua aparição diária. De domingo a segunda-feira, 570 novas internações também foram registradas nas Unidades de Terapia Intensiva (UCIS) e 780 descargas.

Esses dados, os hospitalares, são aqueles que devem ser levados em consideração para avaliar a evolução da epidemia na Espanha, pois, como Simon reconheceu anteriormente, há um subdiagnóstico de casos positivos. Assim, e de acordo com os notificados ao Ministério da Saúde, o número total de infectados é de 33.089. Em um único dia, 4.517 novas foram registradas, o que significa que a curva de contágio continua a crescer, especificamente 14%, “um percentual que está alinhado com o de ontem, com o qual, e sem lançar os sinos em tempo real, Você pode ver uma leve tendência de queda ", disse o diretor do Center for Health Alerts. Outra boa notícia é que a transferência de pacientes hospitalizados para UTIs está diminuindo. "Passou de 15% para 13%, são pequenas reduções, mas dão alguma esperança." Não obstante, a situação dessas unidades em algumas comunidades como Madri é crítica, porque a permanência média dos pacientes é de quase um mês. Com relação à possibilidade de encaminhar pacientes de uma comunidade para outra com menos cuidado, Simín reconheceu que existe essa possibilidade.


Semana crucial

O diretor do Center for Health Alerts prevê que nesta semana o pico da epidemia possa ser atingido, "estes serão dias cruciais, alcançá-lo não significa ter controlado o problema, mas sim que você deve redobrar seus esforços e não dar um passo atrás". . Dada a seriedade do que está por vir, Simón anunciou que nenhuma nova medida será tomada, mas que "a melhor nova medida não é adicionar outra, mas implementar bem as que já foram tomadas". Em relação às vozes que exigem um confinamento mais rigoroso como o da Itália, a fim de apaziguar a curva de contágio, Simón explicou que "a Espanha não é a China e que aqui, ao contrário do gigante asiático, todas as comunidades são afetadas e não podemos nos isolar do mundo. Temos que continuar com uma capacidade econômica mínima para garantir o estado de bem-estar. Na China, o restante das comunidades apoiou Hubei e, portanto, não houve deterioração do tecido econômico do país. "Para a Espanha continuar operando", devemos propor medidas que serão executadas e, se as que estiverem em andamento, chegar um momento em que que podemos reduzir a escala e reduzir sua intensidade ". Simón influenciou, será um momento chave: "As linhas vermelhas não podem ser excedidas para evitar segundas ondas de infecções".


Os testes já estão funcionando

Com relação aos testes rápidos de diagnóstico, Simón anunciou que eles chegaram no sábado à noite e estão gradualmente começando a ser distribuídos pelas comunidades, "priorizando aqueles que estão sobrecarregados". O objetivo desses testes rápidos de diagnóstico é, antes de tudo, "aliviar a carga de atendimento nos hospitais", onde os pacientes com sintomas graves vêm. 

Dessa forma, eles poderão fazer um diagnóstico precoce, registrá-los o mais rápido possível com o tratamento e evitar hospitalizações e internações na UCIS. O segundo é reduzir o impacto do coronavírus em idosos, o grupo com maior risco ", para o qual esses testes começarão a ser implementados em residências". E a terceira é conhecer representativamente o nível de transmissão da comunidade. Para fazer isso,



Dados por comunidades

10.575 em Madri (1.263 mortos)

5.925 na Catalunha (245 mortos)

2.421 no País Basco (120 mortos)

1.901 na Comunidade Valenciana (94 mortos)

1.961 na Andaluzia (58 mortos)

2.078 em Castilla-La Mancha (145 mortos)

2.055 em Castela e Leão (102 mortos)

1.208 na Galiza (18 mortos)

794 em Navarra (24 mortos)

757 em La Rioja (22 mortos)

638 em Aragão (32 mortos)

594 nas Astúrias (12 mortos)

493 na Extremadura (18 mortos)

481 nas Ilhas Canárias (11 mortos)

400 nas Ilhas Baleares (10 mortos)

345 em Múrcia (2 mortos)

347 em Cantábria (6 mortos)

28 em Melilla

6 em Ceuta



  Com informações do La Razon  

Nenhum comentário