Primeiro-ministro da Austrália não quer crianças perdendo um ano de educação

Com 1.315 casos confirmados e 7 mortes, país fecha bares, cafés e locais de culto 


Praia de Bondi foi fechada depois que grandes multidões desprezaram conselhos sobre distanciamento social

A Austrália está encerrando serviços não essenciais, uma vez que os casos de coronavírus aumentam rapidamente no país.

Bares, clubes, academias de ginástica, cinemas e locais de culto serão fechados a partir do meio-dia da segunda-feira, enquanto restaurantes e cafés terão que mudar apenas para take-away.

O primeiro-ministro Scott Morrison anunciou as restrições após uma reunião nacional do gabinete.

O número de casos na Austrália aumentou bastante nos últimos dias, chegando a 1.315.

New South Wales (NSW), lar de Sydney, é o estado mais afetado, com 533 casos confirmados. Victoria, da qual Melbourne é a capital, tem 296 casos, enquanto Queensland tem 259.

As novas restrições vão fechar muitas empresas, mas supermercados, postos de gasolina, farmácias e serviços de entrega em domicílio continuarão funcionando.

O primeiro-ministro disse que queria manter as escolas abertas, mas os pais seriam capazes de manter seus filhos em casa, se quisessem, não obrigados.

"Não quero ver nossos filhos perdendo um ano inteiro de educação", disse ele.

Alguns estados, incluindo Victoria, sinalizaram que desejam fechar as escolas.

Sete pessoas morreram na Austrália até o momento do Covid-19.

As novas medidas vêm depois que grandes multidões se reuniram nas praias de Sydney, incluindo Bondi, no sábado, desprezando conselhos sobre distâncias sociais.

Morrison disse que os governos federal e estadual decidiram agir porque os australianos não estavam obedecendo às diretrizes.

Mas ele acrescentou: "Não estamos implementando bloqueios que colocam as pessoas e as confinam em suas casas.

"Essa não é uma medida que foi contemplada neste momento."

O médico chefe Brendan Murphy disse que as pessoas, especialmente os jovens, tinham que perceber que precisavam viver "de maneira muito diferente" e parar de sair para controlar o vírus.


Em outros desenvolvimentos:

* O primeiro-ministro anunciou novas medidas de estímulo para impulsionar a economia

* A Austrália do Sul, a Austrália Ocidental e o Território do Norte fecharão suas fronteiras a partir de terça-feira. Sob as novas regras, qualquer pessoa que chegar será forçada a se auto-isolar por 14 dias

* A Tasmânia, um estado insular, já impôs restrições de viagem semelhantes

* A Liga Australiana de Futebol suspendeu sua temporada 2020, sem jogos até pelo menos 31 de maio. 

* A liga feminina também foi interrompida

* Por outro lado, a Liga Nacional de Rugby diz que continuará com os jogos conforme planejado


Apenas algumas horas após o encerramento iminente ter sido anunciado, em um bairro interior de Sydney, em uma noite agradável de domingo, as pessoas estavam em bares e restaurantes talvez não percebessem que essa seria sua última bebida fora de casa por um tempo.

É provável que as medidas atinjam fortemente os australianos e chocem muitos da letargia que sentiram em relação ao distanciamento social.

As restrições estaduais já haviam aumentado na semana passada, com o número de casos dobrando a cada poucos dias. No entanto, muitos australianos não têm prestado atenção às estatísticas.

Em vez disso, a discussão geralmente se concentra na interrupção da vida cotidiana - a inconveniência e o tédio de trabalhar em casa; o pânico nas compras nos supermercados. Enquanto alguns - intimamente sintonizados com a crise nos EUA e na Europa - têm estado vigilantemente isolados, outros têm sido resistentes à mensagem "fique em casa".

É por isso que uma explosão de calor do final do verão na sexta-feira atraiu tantos para Bondi Beach - o mantra do isolamento social ainda não foi divulgado. Houve poucas campanhas de educação pública, e as mensagens em constante mudança do governo não ajudaram.

Foi há apenas 10 dias que o primeiro-ministro disse alegremente que ainda participaria de um jogo de rugby, minutos depois de banir grandes reuniões do lado de fora. Mais tarde, ele mudou sua decisão. A Austrália tinha menos de 200 casos na época, agora possui mais de 1.300.





Digoreste News com BBC de Londres


Nenhum comentário