Prefeitura de Cuiabá não paga Hospital do Câncer que suspende tratamentos

Segundo a administração, a Prefeitura de Cuiabá deve R$ 6,8 milhões, acumulados desde junho de 2018


Mesmo com a sessão marcada, pacientes oncológicos estão voltando para casa sem fazer a quimioterapia. Eles estão sendo dispensados do Hospital do Câncer de Mato Grosso, sem expectativa de retorno, com a justificativa de que o problema é a falta de dinheiro para comprar os remédios.

Conforme o balanço da unidade, o débito chega a R$ 6,8 milhões, acumulados desde junho de 2018.

No valor, estão os repasses por serviços, incentivos e ainda emendas parlamentares que caíram na conta da Prefeitura de Cuiabá, mas que não teriam sido transferidas para o hospital, que atendeu 107.326 pessoas somente no ano passado.

Responsável técnico pelo setor Hematológico, o médico André Crepaldi diz que as quimioterapias foram suspensas esta semana porque não há mais como custear o serviço.

Atualmente, 600 pacientes estão com tratamento em andamento e foram diretamente atingidos pela decisão.

O impacto logo será sentido nos demais setores do hospital e em muitos serviços nos quais o hospital é referência, como de oncologia infantil”, avalia o profissional.

Segundo Crepaldi, os prejuízos da paralisação são incalculáveis e vão, desde a demora na cura, até a aceleração da morte, uma vez que, em casos graves, o tumor pode aumentar e a doença evoluir.


Balanço detalhado





  O Livre  



Nenhum comentário