PNL pode melhorar a eficiência de colaboradores, afirma psicóloga

  ARTIGOS  



Se alguém te dissesse que você pode ter resultados mais eficazes utilizando a sua mente, provavelmente você acharia que essa pessoa está assistindo muitos filmes de ficção cientifica.

Mas a verdade é que existem estudos que comprovam que o cérebro pode ser programado, por meio da programação neurolinguística (PNL).

A medida é uma abordagem psicoterapêutica, de comunicação e de desenvolvimento pessoal criada por John Grinder e Richard Bandler nos Estados Unidos.

Em Cuiabá, a psicóloga e coach  Cynthia Lemos da Grandy Desenvolvimento Humano é especialista na técnica, atuando há aproximadamente 10 anos no mercado, ela afirma que os resultados são eficazes.

“Utilizamos muito a PNL no dia a dia através de nossos projetos e treinamentos para melhorar a gestão dos líderes, assim como a autoconfiança, relacionamento e comunicação entre  colaboradores nas empresas.

Existe uma conexão entre a linguagem, os padrões comportamentais aprendidos e os processos neurológicos,  todos eles podem ser reprogramados para alcançar metas em qualquer área da vida”.

Estudos realizados pelo neurocientistas do Instituto Francês de Saúde e Pesquisas Médicas (INSERM) , apontam que o cérebro prevê quando a pessoa se depara com uma situação nova, criando um tipo especial de rede neural que está “pronta” para qualquer eventualidade.

Os cientistas estudaram a natureza de uma das características mais notáveis do comportamento dos primatas, que também é característica dos humanos. Trata-se da capacidade de adaptar o seu comportamento a um novo ambiente de uma forma que não esteja prevista na evolução.

A psicóloga ressalta que um dos métodos muito interessante, utilizado no dia a dia é o o “rapport’, um conceito advindo da PNL: uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa, como uma possibilidade de aplicação entre líder e equipe, de modo a gerar maior conexão e segurança nas relações; e com isto facilitar a comunicação entre ambos.

“O ‘metamodelo’ também  faz parte de um conjunto de perguntas para auxiliar a pessoa que estamos ajudando  a se mover da estrutura de superfície da sua comunicação para a compreensão de sua estrutura profunda – crenças inconscientes, valores e decisões. Isso não é apenas encontrar as respostas certas, mas ter uma melhor compreensão de si mesmo e do outro, ou seja do modelo de mundo individual de cada um.", pontua a psicóloga.

Os benefícios da PNL aplicada nas empresas serve para construir de forma eficaz e eficiente as relações de confiança com a equipe, ampliar a comunicação, e também a  estabelecer sinergia entre os colaboradores.

A Grandy Desenvolvimento Humano está com uma turma aberta em Cuiabá para o mês de 
março, entre os dias 23 a 25, o horário é das ‪18h15 ‪às 22h15. Os interessados em fazer o 
PNL podem acessar o site www.grandy.com.br, ou entrar em contato pelo telefone:
 ‪(65) 2127-2316.


  Stephanie Romero  

Nenhum comentário