China fecha fronteiras para evitar “surtos de Vírus Chinês" (coronavírus)

  Não é piada   - A medida entrará em vigor a partir deste sábado, 28 de março


A China suspenderá a entrada de estrangeiros que atualmente tenham passaportes e autorizações de residência válidos, sob a ameaça de um surto de coronavírus . A ordem entrará em vigor a partir de 28 de março, conforme confirmado pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Administração Nacional de Imigração em comunicado divulgado nessa quinta-feira (26)

A China precisa tomar medidas "necessárias e temporárias" em resposta à situação atual do coronavírus, usando as práticas de vários países como referência, disseram as agências, acrescentando que serão feitos ajustes de acordo com a situação.

Os trabalhadores diplomáticos serão isentos, e os cidadãos estrangeiros que viajam para a China para "atividades econômicas, comerciais, científicas ou tecnológicas necessárias ou para necessidades humanitárias de emergência" ainda podem solicitar vistos.

"A suspensão é uma medida temporária que a China é obrigada a tomar à luz da situação do surto e das práticas de outros países", anunciou o ministério.

As autoridades chinesas temem especialmente a recuperação nos chamados casos "importados" do exterior: nas últimas 24 horas, foram diagnosticadas 67 novas infecções desse tipo, um novo registro e nenhum no nível local, enquanto a soma total de casos importados já equivale a 541 infecções, segundo a comissão de saúde.


90% dos casos importados são portadores de passaporte chinês

Cerca de 90% dos casos importados são portadores de passaporte chinês, disse o vice-ministro das Relações Exteriores, Luo Zhaohui, em entrevista coletiva hoje, citada pela agência de notícias Xinhua. Luo especificou que 40% deles são estudantes chineses estudando no exterior: “Entendemos que alguns estudantes estrangeiros querem ir para casa o mais rápido possível. Mas, dadas as circunstâncias, se ficarem onde estão, poderão evitar mais infecções ou ficarem presos no meio da viagem, porque outros países também podem restringir os controles ", afirmou.

Pequim anunciou na semana passada o desvio de seus vôos internacionais para a capital chinesa como uma medida para garantir que esses casos não continuem aumentando na cidade. Além disso, a capital obriga todas as chegadas do exterior a 14 dias em confinamento em hotéis, uma medida que também já se aplica a Xangai.

O coronavírus, com seu epicentro em Wuhan, matou pelo menos 3.287 pessoas na China, enquanto o número total de infectados diagnosticados desde o início da pandemia é de 81.285. 74.051 pessoas também receberam alta após a superação da doença, embora 1.235 pacientes permaneçam em estado grave. Atualmente, existem 3.947 casos ativos.


Nenhum comentário