Em campanha, Mauro Mendes prometeu reduzir ICMS do óleo diesel

A promessa foi feita durante encontro entre os candidatos ao Governo com empresários na Federação das Indústrias de MT



Circula nas redes sociais nesse sábado (08) uma postagem feita pela campanha do governador Mauro Mendes em 2018 em sua página no facebook, quando Mauro garantia que diminuiria em 5% o ICMS cobrado sobre o Óleo Diesel. 

Em um encontro entre os candidatos ao governo do estado de Mato Grosso com empresários na Federação das Indústrias (Fiemt), logo após o ex-governador Pedro Taques ter descartado,a redução das alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da energia e do óleo diesel, Mauro Mendes (DEM), aproveitou o questionamento do setor e afirmou que, se eleito governador, faria a redução de 5% do ICMS do diesel, ainda nos primeiros seis meses de mandato.

O então governador Taques, fez uma fala mais responsável, e mesmo arriscando perder o apoio dos empresários, alegou que o Estado não teria condições de diminuir a alíquota e que isso poderia impactar o desenvolvimento do Estado.

“Não farei isso senhores. Não falarei mentiras aqui. Mato Grosso no ano que vem não tem condições de fazer isso. No momento de crise que nós estamos saindo", argumentou Taques.

Em seguida, o então candidato do DEM, Mauro Mendes, hoje governador, preocupado apenas em conquistar apoios e votos, irresponsavelmente argumentou que era possível reduzir de 17% para 12% a alíquota do ICMS do óleo diesel. Ao prometer a redução, ele justificou que a medida traria maior arrecadação a Mato Grosso já que muitos recorriam a estados vizinhos para comprar combustível mais barato.


PALAVRAS DE MAURO MENDES

"Então o combustível é mais caro, o cara cruza o nosso Estado sem comprar meio litro aqui. Então, se o ICMS baixar um pouco vai aumentar muito o consumo. Se houver essa arrecadação, por exemplo, em Goiânia é 12%, Mato Grosso do Sul é 12%. Tem gente que abastece do outro lado do Estado e entra com aqueles tanques de mil litros aqui, porque o ICMS é mais caro. Então o combustível é mais caro, o cara cruza o nosso Estado sem comprar meio litro aqui. Então, se o ICMS baixar um pouco vai aumentar muito o consumo”, concluiu.

Um ano após tomar posse, o governador Mauro Mendes provocou o maior disparo na cobrança do ICMS entre os estados do Brasil, assunto esse que levou o estado de Mato Grosso a frequentar negativamente a imprensa nacional. 


Para comprovar essa publicação, o Digoreste News deixa abaixo o link de uma matéria feita em 2018 por outro site de notícia: 


Nenhum comentário