Governo de MT fecha as portas do Nilo Póvoas após 50 anos de tradição

Escola havia passado por revitalização em 2017 e passou a funcionar como Escola Plena


Em funcionamento há 50 anos, a Escola Estadual Nilo Póvoas, em Cuiabá, não receberá alunos para o ano letivo de 2020. Os estudantes matriculados serão transferidos para a Escola Plena Antônio Epaminondas, no bairro Baú.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a mudança é necessária porque o espaço atual na unidade estava ocioso. O prédio comporta mais de mil alunos e estava atendendo menos de 200. O estado também não fez nenhuma campanha ou chamamento para que o número de estudantes viesse a aumentar, o que com certeza, caso fosse feito, obteria um grande número de estudantes interessados. O espaço é dividido em dois pisos, o de baixo abriga a Escola Estadual Barão de Melgaço e, no superior, funcionava a Nilo.

A reclamação sobre cortes de gastos não condiz com a verdade, quando se quer, se faz, assim como o governo quer fechar a escola e está fazendo. Um exemplo é que as unidades que foram construídas a 50 anos, no ano de 2017, no governo Pedro Taques, passou por revitalização para ser transformada em escola plena, com atividades em tempo integral. Para isso, a equipe do governo Taques se empenhou na busca de apoio junto ao Ministério da Educação, obtendo sucesso. Já no governo Mauro Mendes, não se trabalhou pela permanência da escola tradicional, tendo apenas colocado como meta o seu fechamento, o que é lamentável para os profissionais da educação, dos estudantes, dos pais de alunos e para a história da educação na capital de Mato Grosso. Outras unidades escolares estão sendo fechadas no atual governo.



Nenhum comentário