Resumo de como será a economia de MT e do país no final do ano

Com as previsões para o Natal dando sinais positivos, o 4º e último trimestre deve fazer girar a economia no estado


Uma dúvida foi gerada aos comerciantes de Cuiabá essa semana, mesmo tendo em vista que os índices de confiança empresarial e de consumo das famílias do estado melhoraram nas últimas pesquisas.

A dúvida quanto o recebimento do 13º salário do funcionalismo público estadual, comprometeu o aquecimento da economia, senão de todo estado, pelo menos de Cuiabá

Na capital, disparado, maioria do comércio gira em torno dos recursos oriundos dos servidores públicos estaduais.

Conforme balanço divulgado pelo governo de Mato Grosso essa semana, a arrecadação do Mutirão Fiscal ficou aquém do esperado, podendo comprometer o pagamento do décimo terceiro aos servidores, devido a frustração  da arrecadação que, deve impactar no caixa do Estado neste final do ano. 

O valor arrecadado pelo Estado, de acordo com dados oficiais, previa-se em R$ 150 milhões, com o pagamento da primeira parcela ou quitação do valor à vista, mas que, ficou em apenas R$ 59,82 milhões.

Embora o Mutirão Fiscal Fecha Acordo ter encerrado na última sexta-feira (29.11), na Arena Pantanal, o Estado ainda continuará dando descontos, de até 75%, em juros e multas, até o dia 30 de dezembro, com o objetivo de melhorar a receita e fechar o ano com as contas equilibradas

Apesar do imprevisto no estado, a projeção é positiva

O consumo das famílias ganhou fôlego no terceiro trimestre e embora exista essa dúvida no ar em Mato Grosso, em relação ao recebimento do décimo terceiro salário dos servidores estaduais, o quarto trimestre deve girar a economia, pois as previsões para o Natal são positivas. A Black Friday também ajudou o comércio de Cuiabá e das cidades do interior no último mês de novembro.

A economia em geral vem registrando números positivos, pois o governo federal tomou medidas no decorrer do ano para sinalizar a boa projeção econômica do país, conforme publicado anteriormente pelo MT Econômico neste link.


No Brasil

A projeção para o final do ano é que a economia brasileira encerre com crescimento próximo a 1% no Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), o PIB brasileiro deve crescer 1,1% em 2019 e 2% em 2020. Os números são baseados na pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada ontem (3).   

A expectativa converge com o resultado do PIB acumulado entre janeiro e setembro deste ano frente a igual período de 2018 e a soma dos últimos quatro trimestres, que apresenta expansão de 1% nas duas variáveis.

A incerteza sobre as reformas estruturais no início do ano pesou para que a recuperação econômica evoluísse de forma lenta e gradual em 2019. 

A tendência é que com a reforma tributária prevista para 2020 o resultado melhore em relação à eficiência tributária, administrativa e a economia em geral. 

A liberação dos saques de contas do FGTS e o pagamento do 13º salário aos trabalhadores tendem a dar fôlego ao comércio e deve repercutir também, no desempenho do setor de serviços, responsável por mais de 60% do PIB nacional. 





   Digoreste News, com dados do Valor Econômico   


Nenhum comentário