ESPERANÇA – Sentimentos a Serem Agigantados

   Reflexão   


Cuiabá-MT, 30 de dezembros de 2019
Por: Éder Moraes

Hoje damos sequência a essa série de artigos, em que nos sete primeiros falamos sobre os sentimentos a serem combatidos como gigantes de nossas almas e, do oitavo ao décimo, falamos sobre os sentimentos a serem agigantados, ou seja, aqueles que devemos fortalecer cada vez mais em nossas vidas, sendo a Fé, a Esperança e a Caridade, respectivamente. A ESPERANÇA é nosso nono artigo, o penúltimo. Como já dito em artigos anteriores, todos com fundamento na Bíblia Sagrada.

“Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?”, Romanos 8:24.

Fé e esperança são irmãs gêmeas e andam juntas e de mão dadas. É impossível ter esperança se não houver fé. A fé nos fortalece e a esperança nos diz: “O choro pode durar uma noite, porém a alegria vem ao romper da manhã”, Salmos 30:5. Muitas vezes, nossa noite de choro não é uma noite de 12 horas, mas uma noite de dias, semanas, meses e até anos. A noite de Abraão foi de 25 anos, mas sua fé e esperança nas promessas de Deus, ajudaram-no a guardar pacientemente o nascimento de seu filho prometido. A esperança é o combustível que nos mantém na caminhada que foi proposta por Deus. A esperança, contudo, é fruto da experiência de aprendermos a sermos pacientes em todas as situações. Nós já experimentamos o socorro e a ajuda de Deus em todas as situações de nossas vidas, então podemos ter esperança e aguardar pacientemente a resposta de Deus.


A esperança nos diz:

* Acalme-se, Deus está no controle.
* Esta noite vai passar.
* O mar vai se abrir.
* As muralhas irão cair.
* Espere com paciência em Deus.

Em Jó 14:7, nos diz: “Há esperança para árvore cortada, cujos troncos foram lançados e apodrecidos no solo, pois ao cheiro das águas, brotará e sairá seus renovos.” Quanto mais para você que é filho de Deus.

Leiam o sermão do monte, em Mateus, do Capítulo 5 ao 7. Jesus disse: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”, Mateus 6.33.

A esperança nos mantém em pé, a esperança te leva a bradar em alto e bom som: “Ainda que Ele me mate. Nele está depositado a minha esperança”, Jó 13.15. “Pois eu sei que o meu redentor vive e que por fim Ele se levantará sobre a terra”, Jó 19.25.

Portanto, jamais nos desanimemos ou nos curvemos diante das turbulências que a vida nos coloca ainda que por longas noites, exponencialize cada noite de sofrimento por infinitos amanheceres cheio de luz e paz em nossos corações. Não olhe para os problemas com olhos humanos. Utilize os olhos espirituais na revelação da palavra de Deus.

Finalizo com uma oração proferida pelo Pastor Elias Souza: “Meu Deus e meu Pai, em nome do Senhor Jesus Cristo, me aproximo de Ti. Confesso que não é fácil ter esperança. As dores e as dificuldades são tantas, que muitas vezes me sinto impotente e abandonado. Não vejo solução para minha vida e meus problemas. Sou tão pequeno. Não sei o que me virá no amanhã, mas Pai, socorra-me! Ajude-me a crer e a esperar em Ti. Meu coração dói, meus olhos se enchem de lágrimas por esta sequidão de estio que assola minha alma. Pai, que o Espirito Santo venha fortalecer-me e renovar em mim a esperança. Dá-me visão das coisas que o Senhor tem para mim”.

Pai, entrego-lhe neste momento todas minhas dores, tristezas e lamentos. Ensina-me a esperar com paciência em Ti, Pai! Fortaleça-me! Socorra-me! Ajude-me! Alegra o meu coração. Por isso oro e lhe agradeço, por tudo em nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ESPERANÇA nossa. Em tuas mãos entregamos nossas vidas, Jeová Supremo. Amém e Amém.


ÉDER DE MORAES DIAS é Ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso; Casa Civil MT; Secopa MT 2014; MT FOMENTO; Articulação Institucional em Brasília; Ex-Diretor de Portos da Metamat; Ex-secretário de Educação VG; Ex-secretário de Governo VG ; Ex-secretário de Fazenda VG; Bacharel em Direito; Gestão Comercial; Gestão de Agronegócios; Pós Graduado em Direito Constitucional; Filosofia e Direitos Humanos; Governança Corporativa; MBA em Contabilidade, Economia e Administração de Empresas; MBA em Psicanálise Clínica, Cursando Procedimentos Gerenciais Tecnólogos, MBA Ciências Políticas e iniciante em TEOLOGIA.


Nenhum comentário