Boa notícia - Preço do leite tem queda em Mato Grosso

Aumento na captação dos produtores é um dos motivos, além da oferta estar abaixo da esperada em relação ao ano passado.


De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária - Imea, o preço do leite pago ao produtor teve queda de 0,83%. O preço atual é de R$ 1,09/litro.

Um dos motivos é o aumento na captação dos produtores. Outra questão é que a oferta encontra-se abaixo da esperada em relação ao ano passado. 

A maior parte dos derivados lácteos apresentou retração em seus preços no atacado e no varejo, o que reflete o aumento na oferta desses produtos. A relação de troca do leite com a saca de milho fechou o mês em alta de 5,29%. Com isto, o pecuarista precisou vender 24,32 litros de leite para comprar uma saca de milho, acrescenta o instituto no boletim semanal.

Com a regularidade das chuvas em Mato Grosso em outubro, foi dada a largada à safra leiteira no Estado e a captação de leite pelas indústrias em Mato Grosso subiu expressivos 29,6% em outubro em comparação com setembro, sendo o segundo maior aumento para o período. “Isto está atrelado ao volume substancial de chuvas, que ocorreram após uma seca severa neste ano, melhorando as pastagens e aumentaram a oferta de forragem para o rebanho”. 

“O aumento vertiginoso na oferta no início da safra evidencia o que foi apontado pelo IMEA em um estudo recente, de que a sazonalidade na produção mato-grossense é a maior dentre os principais estados produtores, por causa da alta dependência do pasto e da baixa inserção tecnológica. Portanto, com a retomada da oferta, a tendência é de que as cotações fiquem pressionadas, o que tem deixado os agentes receosos, dado que boa parte dos lácteos estão com preços menores do que foram vistos em 2018”, conclui o instituto.





Figoreste News/Imea/MT econômico


Nenhum comentário