Sérgio Ricardo desviava até dinheiro de propina

Afirmação foi feita em delação pelo ex-deputado José Riva


O ex-deputado estadual José Riva revela em proposta de acordo de colaboração premiada, encaminhada à procuradora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), Ana Cristina Bardusco, que o ex-deputado e conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Mato Grosso, Sérgio Ricardo, teria desviados recursos de propinas que seria distribuídos entre os demais parlamentares.

Segundo Riva, Sérgio Ricardo e o ex-funcionário da Assembleia, Edemar Adams, estavam se apoderando de propina acima do valor combinado, razão pela qual Adams teria sido demitido da Secretaria de Orçamento e Finanças. Adams, chegou a ser o principal homem de confiança de Riva. Ele morreu de câncer em 2010.

Riva afirma que ambos chegaram a falsificar sua assinatura para desviar dinheiro que já seria destinado à propina. “Posteriormente, restou constatado pelo colaborador a falsificação de sua assinatura a fim de desviar o próprio dinheiro da propina em favor de ambos, eis que o próprio Edemar Adams confidenciou ao colaborador que detinha R$ 6 milhões  em dinheiro”, cita no documento.

A declaração ocorre no trecho em que Riva detalha desvios por meio da aquisição simulada de material de expediente, artigos de informática e outros junto às empresas que ganhavam licitações ilegalmente e que foram descobertas durante a Operação Imperador em 2015.

O ex-deputado diz que os recursos serviram para saldar dívidas de campanhas, compras de vagas no TCE, eleição da Mesa Diretora e custear o pagamento mensal de propina, dentre outros.

Riva alega que, por meio deste esquema, Sérgio Ricardo retirou parte do montante para comprar a sua cadeira de conselheiro no TCE.


Outro lado

Procurado pelo , Sérgio Ricardo negou todas as acusações. Ele afirmou ainda que não tem conhecimento sobre o documento. Lembrou que Supremo Tribunal Federal (STF) não aceitou a delação de Riva. 

O conselheiro afastado destacou que Riva tem mais de 80 anos de condenação e que buscas formas para diminuir a pena.



Com informações de A gazeta/Pablo Rodrigo

Nenhum comentário