CPI DO PALETÓ - 2 vereadores da base compõem CPI que investiga Emanuel Pinheiro

Aliados do Prefeito, Toninho de Souza será relator e Sargento Joelson membro, enquanto Marcelo Bussiki que faz oposição segue presidente


O Colégio de Líderes da Câmara Municipal de Cuiabá-MT definiu na tarde desta quinta-feira (3) que os vereadores Toninho de Souza (PSD) e Sargento Joelson (PSC) irão integrar a CPI do Paletó, que investiga o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) por um suposto recebimento de propina do ex-governador Silval Barbosa. 

Eles passam a atuar junto às investigações ao lado de Marcelo Bussiki (PSB), que atua desde o início das investigações como presidente da comissão. Toninho de Souza será o relator e Sargento Joelson o membro. Os novos componentes foram eleitos com 10 votos dos membros do Colégio de Líderes, enquanto 2 parlamentares votaram para Diego Guimarães (PP) e Felipe Welaton (PV) fazerem parte da comissão

A definição de novos membros ocorre por determinação judicial. Isso porque o juiz Wladys Amaral determinou que o parlamento definisse entre os 9 vereadores que assinaram o requerimento original da CPI a nova composição. Antes, compunham a comissão os vereadores Adevair Cabral (PSDB) e Mário Nadaf (PV).

A resolução com a definição dos nomes dos membros será publicada no Diário Oficial de Contas nesta sexta-feira. O vereador Diego Guimarães (PP) disse que o fato de Emanuel Pinheiro (MDB) ser o atual prefeito, não o isenta de investigações de atos cometidos á época em que exercia o cargo de deputado estadual. Guimarães foi o autor do mandado de segurança impetrado em março de 2018 que suspendeu a CPI por contra de irregularidades na escolha dos vereadores da base do prefeito, Adevair Cabral (PSDB) e Mário Nadaf (PV) como membros da CPI.

Definido como o relator da CPI, o vereador Toninho de Souza agradeceu o voto de confiança a e ele e ao sargento Joelson e ressaltou que os dois estão à disposição para trabalhar a partir do momento que houver a publicação e o início dos trabalhos. Ele ressaltou que quem fará o julgamento é o plenário e não a Comissão, que faz o levantamento que foi o objeto da representação. “Vamos realizar o nosso trabalho. Nosso papel é levantar as informações com responsabilidade ao lado do Joelson e do presidente da CPI, Marcelo Bussiki”, afirmou.

O vereador Dilemário Alencar (Pros), um dos nove vereadores que assinou a abertura do pedido de CPI que iniciou em novembro de 2017, fez um apelo ao presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão, para que não entre com novos recursos para interromper a CPI. “A presença maciça dos líderes deste Parlamento [comparecimento de 12 dos 13 lideres], demonstra que a maioria da população quer o retorno da CPI do Paletó. É o sentimento que a maioria quer o retorno. Faço um apelo ao presidente que não judicialize mais esta CPI”, disse Dilemário. 

No encerramento da sessão extraordinária do Colégio de Líderes, o presidente Misael Galvão agradeceu aos vereadores Toninho de Souza e sargento Joelson definidos como os novos membros da CPI. Eles ressaltou o trabalho já realizado pela CPI e que ainda existe o que fazer. Entretanto, lembrando que a Câmara é um poder independente, disse que poderá recorrer à Justiça para tirar dúvidas e que a Procuradoria Geral está “autorizada a trabalhar todos os recursos cabíveis”.


   Informações do HiperNotícias   

Nenhum comentário