Militante fundador do PSDB em MT deixa a sigla

Após 3 décadas, insatisfação com comando do partido teria sido o motivo do rompimento - LEIA NOTA ABAIXO


Nada pessoal, assim afirmou o ex-deputado Aparecido Alves, um dos fundadores do PSDB em Mato Grosso ao anunciar nessa quinta-feira sua desfiliação da sigla que milita ao longo de 3 décadas.

Cido Alves, como é conhecido, anunciou seu desligamento do partido através de uma carta aberta, onde direciona críticas ao comportamento político de Paulo Borges, atual presidente do diretório regional.

Um dos motivos da sua indignação, Aparecido citou um caso na cidade de Alto Araguaia em que lideranças foram expulsas sem que houvesse o mínimo de respeito ao contraditório, o que o militante classificou de a “gota d’água”.No município, Borges não considerou o fato de o ex-deputado Guilherme Maluf nas últimas eleições ter sido o mais votado, substituindo a comissão provisória e expulsando vereador e dirigentes partidários

Cido Alves milita no PSDB desde a década de 1990, tendo sido deputado estadual, presidente e diretor técnico do Intermat, direto-geral da Câmara de Cuiabá, secretário do PAC de Cuiabá e eterno Coordenador de Mobilização de campanhas vitoriosas do partido, tais como Dante Governador por duas vezes, Wilson Santos Prefeito também por duas vezes, Thelma Oliveira deputada federal, entre outras. Além de Aparecido, outros militantes da sigla deverão sair, o que também já ocorreu com o presidente da Juventude, Arlindo de Almeida Neto.

Paulo Borges deve concorrer à reeleição na convenção marcada para o próximo dia 6, com apoio do ex-deputado federal Nilson Leitão, que amargou a quinta colocação na disputa ao senado federal em 2018. Sob o comando de Paulo Borges, a sigla teve reduzido o número de cadeiras na Assembléia Legislativa, de quatro para duas, também não elegeu deputado federal e senador, tão pouco conseguiu a reeleição de Pedro Taques ao governo do estado, a maior derrota de toda história do partido no estado. Sobre essa passagem de Borges pelo comando do PSDB, Aparecido disse ao Digoreste News que: "É impossível um comandante que fraquejou  permitindo a desestruturação daquela que era uma das maiores siglas do estado, continuar no comando para promover um futuro resgate".

"O PSDB precisa se reorganizar, e o Paulo Borges não reúne condições políticas para essa reorganização", o partido tem outros militantes que para o momento seriam mais produtivos, como o ex-governador Rogério Salles, os deputados estaduais Carlos Avalone e Wilson Santos e o prefeito de Cáceres Francis Maris.

"Paulo Borges insiste em presidir o partido, por isso, estou saindo, nada pessoal, o atual presidente é servidor público municipal da prefeitura de Cuiabá e precisa cumprir suas obrigações, não tendo condições de reorganizar o partido para as próximas eleições, fazendo com que "a derrota seja certa”, finalizou.

O Digoreste News lembra que Paulo Borges vem de constantes fracassos, além de fracassar sob o comando da sigla tucana, foi Vereador e Secretário de Obras Públicas de Cuiabá entre 2009 e 2012, e não conseguiu se reeleger para mais 4 anos na Câmara da Capital.




  VEJA NOTA  



"NOTA DE ESCLARECIMENTO"

EM VIRTUDE DA FALTA DE DEMOCRACIA INTERNA NA GESTÃO DO ATUAL PRESIDENTE DO PSDB ESTADUAL, SR. PAULO BORGES, E A POSSIBILIDADE DE SUA CONTINUIDADE À FRENTE DO PARTIDO, TORNO PÚBLICA A MINHA DESFILIAÇÃO DO PSDB. UMA DECISÃO QUE TOMO COM PESAR, JÁ QUE DESDE A DÉCADA DE 1990, AO LADO DE GLORIOSOS COMPANHEIROS COMO O EX-DEPUTADO ESTADUAL LUIZ SOARES, O SAUDOSO PAULO RONAN, DR. CANHOTO E TANTOS OUTROS DE IGUAL IMPORTÂNCIA, AJUDEI A ORGANIZAR O PSDB NO ESTADO.

DURANTE TODOS ESSES ANOS OCUPEI OS MAIS DIVERSOS CARGOS COMO PRESIDENTE DO INTERMAT, DIRETOR TÉCNICO DO INTERMAT E DEPUTADO ESTADUAL, SEMPRE PARTICIPANDO DO DIRETÓRIO E AJUDANDO A CONSTRUIR PROJETOS COLETIVOS. NUNCA PENSEI EM PROJETO INDIVIDUAL, ESTIVE EM TODOS OS MOMENTOS APOIANDO OS NOSSOS COMPANHEIROS DO INTERIOR, PARTICIPANDO ATIVAMENTE DA VIDA POLITICA DOS MUNICIPIOS, ORIENTANDO, FORMANDO DIRETÓRIOS E ACIMA DE TUDO AJUDANDO A ELEGER VEREADORES, PREFEITOS E VICE-PREFEITOS.

O EPISÓDIO RECENTE ONDE O SR.PAULO BORGES, DE FORMA ARBITRÁRIA SUBSTITUIU A COMISSÃO PROVISÓRIA DO MUNICÍPIO DE ALTO ARAGUAIA, FOI A GOTA D’ÁGUA. AQUELE MUNICÍPIO FEZ O EX-DEPUTADO GUILHERME MALUF, O MAIS VOTADO DO PSDB E MESMO SABENDO DISSO O PRESIDENTE NÃO PEDIU A MINHA OPINIÃO E SEQUER CONSULTOU O VEREADOR DO PSDB OU O PRESIDENTE DA JUVENTUDE DO PSDB. PERMITIU AINDA, EM ATO CONTÍNUO, QUE O PRESIDENTE DA COMISSÃO PROVISÓRIA EXPULSASSE O VEREADOR PAULO LOPES RODRIGUES (PAULINHO) E O MATEUS LOPES DE OLIVEIRA, PRESIDENTE DA JPSDB LOCAL E MAIS VINTE FILIADOS, SEM O DEVIDO PROCESSO LEGAL E MUITO MENOS O SAGRADO DIREITO AO CONTRADITÓRIO.

POR NÃO CONCORDAR TAMBÉM COM ESTE MODELO DE GESTÃO, QUE CONTRARIA OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS QUE REGEM O PSDB, O PRESIDENTE ESTADUAL DA JPSDB, ARLINDO DE ALMEIDA NETO, TAMBÉM ESTÁ PEDINDO A SUA DESFILIAÇÃO. A JUVENTUDE TUCANA TEVE UMA IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL NESTES ÚLTIMOS PLEITOS, ATUANDO NA FILIAÇÃO DE JOVENS LIDERANÇAS E PREPARANDO-AS PARA DISPUTAR ELEIÇÕES, CONSEGUINDO ELEGER DIVERSOS VEREADOES EM VÁRIOS MUNICÍPIOS.

NESTE MOMENTO HISTÓRICO QUE SUCEDE A CONSTRANGEDORA DERROTA NAS ELEIÇÕES DE 2018, ONDE ELEGEMOS APENAS DOIS DEPUTADOS ESTADUAIS, EXISTEM OUTROS NOMES COM MAIOR DESTAQUE NO CENÁRIO POLÍTICO ESTADUAL PARA ASSUMIR A PRESIDÊNCIA. ENTRE ELES, CITO O EX-GOVERNADOR ROGÉRIO SALLES, OS DEPUTADOS ESTADUAIS CARLOS AVALLONE E WILSON SANTOS, O PREFEITO DE CACERES FRANCIS E ATÉ MESMO O EX DEPUTADO NILSON LEITÃO, QUE TEM LIMITAÇÕES EM FUNÇÃO DE COMPROMISSOS PROFISSIONAIS EM BRASÍLIA. NILSON LEITÃO, QUE TEM SERVIÇOS RELEVANTES PRESTADOS AO ESTADO E AO PSDB, MAS PECA AO INSISTIR COM A REELEIÇÃO DO SR. PAULO BORGES.

OS DOIS PRÓXIMOS ANOS IRÃO EXIRGIR DO PRESIDENTE ESTADUAL UM ESFORÇO FENOMENAL PARA REORGANIZAR OS DIRETÓRIOS MUNICIPAIS, ONDE HÁ MAIS DE 100 MUNICÍPIOS COM COMISSÕES PROVISÓRIAS VENCIDAS E COM OS CNPJ DESATIVADOS. DESDE A FUNDAÇÃO DO PARTIDO EM MT, NUNCA HOUVE UM ÍNDICE DE RENOVAÇÃO TÃO BAIXA NAS CONVENÇÕES MUNICIPAIS, COMO OCORREU AGORA NO MÊS PASSADO. SÓ ESTE FATO JÁ ERA MOTIVO PARA A RENÚNCIA COLETIVA DA EXECUTIVA ESTADUAL, PROPOSTA FEITA POR MIM LOGO APÓS AS ELEIÇÕES, EM DEFESA DA RENOVAÇÃO. AS BASES DERAM UM RECADO BEM CLARO À DIREÇÃO GERAL. EXISTE UMA INSATISFAÇÃO QUASE QUE UNÃNIME QUANTO À FORMA QUE A MAIORIA É TRATADA PELO PARTIDO, DESDE A FALTA DE ATENÇÃO OU ORIENTAÇÃO ATÉ A AUSÊNCIA DA DIREÇÃO NOS MUNICÍPIOS.

TENHO MUITA PREOCUPAÇÃO COM AS CADIDATURAS QUE VIRÃO A VEREADORES, PREFEITOS E VICE-PREFEITOS. TODOS NÓS TESTEMUNHAMOS A FALTA DE EMPENHO DA DIREÇÃO ESTADUAL NA MONTAGEM DA CHAPA PARA DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL. O ATUAL PRESIDENTE NÃO TEM DENSIDADE POLÍTICA NEM LIDERANÇA E INFELIZMENTE NÃO VAI ATRAIR NINGUÉM PARA O PSDB. COM ISSO, AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS LEVARÃO O PARTIDO AO ISOLAMENTO TOTAL, COMPLICANDO A VIDA DOS COMPANHEIROS QUE VÃO DISPUTAR AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES. ATÉ PORQUE O SR. PAULO BORGES É FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA DE CUIABÁ E TEM SUAS OBRIGAÇÕES NA CAPITAL QUE O IMPEDIRÃO DE CONHECER OS VALOROSOS COMPANHEIROS QUE FAZEM PARTE DO PSDB NOS QUATROS CANTOS DESTE ESTADO.

NOS ÚLTIMOS ANOS O PSDB PERDEU ATÉ MESMO A PRÁTICA HISTÓRICA DE SE REUNIR A CADA 15 DIAS, FORAM RARAS AS REUNIÕES NESTE PERÍODO.

POR TODOS ESTES MOTIVOS, NÃO POSSO COMUNGAR COM ESTA FORMA DE FAZER POLÍTICA PARTIDÁRIA.

MUITO OBRIGADO A TODOS!

Nenhum comentário