MAIO AMARELO - Acidentes em Cuiabá ultrapassam 2 mil em 2019

Campanha ‘Maio Amarelo’ ressalta a importância de construir um transito consciente com objetivo de diminuir os números de acidentes em todo do mundo


Em apenas quatro meses, Cuiabá registrou 2.176 acidentes de trânsito. Nessa mesma época em 2018, a capital teve 2.277 acidentes, 101 a mais do que em 2019. Apesar de apresentar uma pequena redução, os números ainda são alarmantes e, por isso, as ações para aumentar a conscientização da população são intensificadas neste mês devido a campanha ‘Maio Amarelo’, criada para chamar atenção para os altos números de acidentes.

De acordo com o cirurgião ortopedista do Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC), Renan Bumlai, além das demasiadas mortes que ocorrem devido os acidentes, as pessoas feridas que apresentam sequelas levam em média três meses para se recuperarem do trauma e voltarem as atividades regulares.

“Se tratando de acidentes, a ortopedia é a especialidade que lida diretamente com os traumas, desde a chegada no pronto atendimento até a recuperação desse paciente. Aqui temos ortopedista de plantão 24 horas, o que ajuda no primeiro atendimento, as vezes diminuindo o número de agravamento de lesões, o que facilita a recuperação do paciente”, afirma.

O mês de maio foi estabelecido como período dessa campanha devido ao decreto da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual ficou definido o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Com isso, maio se tornou mês referência em todo o mundo, como período para ações de conscientização no trânsito. 

A diretora presidente do Complexo Hospitalar, Elê Kuhn, afirma que adotar a campanha faz parte da tarefa de atender as pessoas. “A missão do nosso hospital é cuidar da saúde e temos esse compromisso com a vida. Por isso, instituímos a campanha do ‘Maio Amarelo’, que é um movimento que ajuda a chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortes e feridos no trânsito em todo o Brasil”, afirma.

Apesar desta pequena redução apresentada nos números de 2019 da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), na opinião do secretário Antenor Figueiredo, a campanha se faz necessária porque reforça a abordagem de um tema que não deve ser esquecido ao longo dos meses.

“Durante todo o ano nós realizamos uma série de trabalhos educativos e intervenções no tráfego que ajudem a reduzir estes números. No Maio Amarelo, portanto, é hora de dar mais visibilidade a estas ações, sensibilizando a sociedade sobre a importância de construirmos uma cultura de trânsito pacífica, com condutores conscientes”, comenta.

Ainda conforme estudo da ONU, cerca de três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas de todo do mundo, representando a nona maior causa de mortes no planeta, e para jovens na faixa etária entre 15 e 20 anos de idade essa é a primeira causa de mortes. Atualmente os custos anuais com acidentes representam 518 bilhões de dólares por ano, entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Durante todo 2018, ocorreram em Cuiabá 7.445 acidentes com e sem vítimas, presos entre ferragens e atropelamentos.

Nenhum comentário