Procurador e Blairo lideram para senador caso Selma seja cassada

  SENADO FEDERAL  


KGM revela ainda que 58,8% dos eleitores entrevistados têm conhecimento que a senadora responde ao processo por caixa-2, e 38,8% acreditam que ela é culpada

O Procurador Mauro (PSOL) e o ex-ministro Blairo Maggi (PR) são os favoritos dos eleitores cuiabanos para disputar uma vaga no Senado Federal, numa eventual cassação do mandato da senadora Selma Arruda (PSL). Neste cenário, o Procurador, que disputou a eleição do ano passado e ficou em sexto lugar, com 226.050 votos, aparece em primeiro lugar na pesquisa KGM, com 25,3% da preferência dos eleitores consultados, seguido por Blairo Maggi, com 18,3%.


A senadora responde a um processo na justiça eleitoral por Caixa 2 nas eleições de 2018, na qual ela foi a mais votada, e teve o julgamento que poderia cassar seu mandato adiado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última terça-feira (02.04), para o próximo dia 09. Caso ela seja cassada, haverá uma eleição suplementar para preencher sua vaga.

Em seguida, na modalidade estimulada (na qual são dadas opções aos eleitores), aparecem o ex-governador Pedro Taques, do PSDB (6,8%), o deputado federal Nelson Barbudo (PSL), do mesmo partido de Selma, com  5%. Empatados com 4% cada apareceram o ex-senador Antero Paes de Barros e o ex-vice-governador Carlos Fávaro - que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2018, com 434.972 votos. Também estimulados, Nilson Leitão (PSDB) obteve 1,3%, e Rui Prado, que foi candidato a vice de Taques ano passado, ficou com 0,8%. Leitão também disputou uma das duas vagas ao Senado em 2018 e conquistou 330.430 votos, ficando na quinta colocação.


ESPONTÂNEA – Como é uma eleição eventual, que não está na pauta dos eleitores, na modalidade espontânea nenhum nome se destacou, sendo que nada menos que 94,3% dos entrevistados não souberam indicar nenhum nome.


TAQUES É O MAIS REJEITADO

A KGM mediu também a rejeição dos candidatos estimulados. Perguntados em quem não votariam de jeito nenhum se as eleições fossem hoje, o ex-governador Pedro Taques recebeu 23,8% das indicações, seguido de Blairo Maggi (13,5%) e Antero Paes de Barros, com 6% (veja gráfico).



CONHECIMENTO DO PROCESSO

A pesquisa revelou ainda que 58,8% dos eleitores cuiabanos entrevistados têm conhecimento que a senadora responde ao processo por caixa 2 e que isso pode levar à cassação do seu mandato. Já 28,3% desconhecem o fato e outros 13% não souberam responder à questão


Perguntados se acreditavam que a senadora Selma Arruda é culpada ou inocente do crime de Caixa-2, 38,8% disseram que sim, 12,3% disseram que não e outros 49% não souberam responder à questão.


METODOLOGIA – A pesquisa Omnibus da KGM é do tipo survey, por amostragem, e ouviu 400 eleitores de todas as regiões de Cuiabá entre os dias 24 e 26 de março. A pesquisa é domiciliar, estratificada por idade, sexo, grau de instrução e faixa de renda.


As informações são do site Hipernotícias

Nenhum comentário