Presidente Bolsonaro cancela horário de verão em Mato Grosso

Bolsonaro vê pouca economia e acaba com horário de verão


O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou nesta sexta-feira (5) que Mato Grosso e outros 9 Estados não adotarão o horário brasileiro de verão em 2019. O parecer acompanha o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que aponta pouca efetividade na economia energética.

"Ele (ministro) trouxe um parecer 100% favorável ao fim do horário de verão. No parecer dele, (o horário de verão) não causa economia (de energia) para nós e mexe no teu relógio biológico, então atrapalha a economia, em parte", disse.

A decisão ocorre no mesmo momento em que Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprova o aumento de 11,26% na tarifa de energia elétrica em Mato Grosso. Consumidores atendidos pela Energisa do Estado terão um reajuste tarifário médio de 11,29%, com impacto de 10,12% para os consumidores residenciais.

De acordo com o levantamento da Secretaria de Energia Elétrica (SEE), do Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a mudança de horários não tem impactado na questão econômica, uma vez que os resultados alcançados foram próximos à “neutralidade”.

O horário de verão foi criado em 1931 e ocorre entre outubro e fevereiro, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.


As informações são  da Agência Brasil

Nenhum comentário