Perigoso líder do CV de Rondônia é preso no interior de MT

Comparsa do bandido foi morto em tentativa de roubo de gado em Barra do Bugres-MT


O criminoso Claudiomar Saldanha, dono de uma vasta lista de passagens pela polícia e apontado como líder do Comando Vermelho (CV) em Rondônia, é um dos criminosos presos durante a operação Rúbido, deflagrada na semana passada. Saldanha foi preso em Tangará da Serra-MT (239 km ao norte de Cuiabá), por suposto envolvimento com roubo de gado.

Ao prenderem Saldanha, as autoridades só tiveram dimensão do envolvimento do criminoso com facções quando conseguiram saber a sua real identidade. Ao checarem a documentação, constataram que o detido usava identidade falsa para esconder sua origem, como integrante de uma das maiores facções criminosas do Brasil, que comanda crimes de presídios paulista.

O criminoso era procurado em Rondônia, como líder de uma poderosa organização criminosa, ramificada em vários municípios do estado, que atua fortemente no tráfico de drogas e armas, mas em Mato Grosso ele é conhecido como Elias, ladrão de gado.

Na oportunidade, foi desencadeada  a segunda fase da operação “Boi Bandido”, quando a Polícia Civil de MT apreendeu com “Saldanha”, sete armas de fogo, do tipo pistolas, revólver e espingardas, e mais de 130 cartuchos dos calibres 20, 38, 380, 36, 12. Parte das armas estavam em uma chácara e na residência dele,  alvos de mandado de busca e apreensão.

Também foram apreendidos nos dois locais,  várias peças de joias em ouro, 1 caminhão 850 com gaiola, 1 caminhonete F250, 1 Fiat Uno, 2 motocicletas esportivas importadas,  uma de 1000 e outra de 600 cilindradas.

Crimes em RO e MT

Segundo levantamentos do Núcleo de Inteligência da Regional de Tangará da Serra junto as Polícias Civil e Militar de Rondônia, o grupo liderado pelo criminoso Saldanha, realizava várias atividades delituosas para financiamento da quadrilha. Em 2015 já constava contra Saldanha no Banco Nacional de Mandados de Prisão, três Mandados de Prisão em aberto, pelas Comarcas de Ariquemes (RO) e Porto Velho (RO), de onde é foragido. Dois mandados eram de tráfico de drogas cometidos no ano de 2013 e o terceiro é uma sentença condenatória definitiva por roubo.

O criminoso também tinha condenação por homicídio. A Polícia apurou que Saldanha é apontado como o principal fornecedor de armas à quadrilhas de roubo a gado e defensivos agrícolas mato-grossense. O braço direito de Saldanha conhecido como  Quezil Góes de Siqueira, foi morto durante tentativa de roubo de 150 cabeças de gado, no dia 4 de junho 2015, em uma fazenda no município de Barra do Bugres (168 km de Cuiabá), na operação que resultou na prisão de quatro bandidos e na morte de dois, sendo um deles o  líder Quezil.

Saldanha foi preso em novembro de 2008, pela Polícia Militar de Rondônia, quando retornava de um esconderijo na Bolívia. Em 2011, foi novamente preso em Ariquemes, com várias armas de grosso calibre e munições. No mesmo ano houve uma tentativa de explosão das paredes do presídio, com uso de dinamites, para libertá-lo.


Fuga espetacular

Ao ficar frente a frente com o delegado Alexandre Morais Franco, conseguiu tirar a tornozeleira eletrônica que usava no regime semiaberto e fugiu  para Mato Grosso, indo morar no Distrito de Guariba, em Colniza, e por último em Tangará da Serra.


Abigeato

Ao ser preso por envolvimento com roubo de gado, o suspeito negou envolvimento, afirmando somente conhecer o preso Olair Lemes da Silva, com quem tinha negócios na compra e venda de veículos e gado. Quanto aos veículos encontrados com ele, alegou ser penhor de dívidas.

Saldanha é natural do município de Ouro Preto do Oeste, Rondônia.


Assassinato de Cachorrão

Ele também é acusado de ter matado em Ariquemes a vítima Sandro Monteiro Carvalho, vulgo (Cachorrão). O motivo do crime seria pelo fato de Cachorrão ter “dado em cima” da namorada de Saldanha. Nesta ultima ação, ficou comprovado que Saldanha mandou matar Bin Lad, como também coleciona investigações onde é suspeito direto ou indiretamente pela pratica de diversos crimes.



Nenhum comentário