ESTADO - Crianças morrem aguardando vaga em UTI

ESTADO de alerta no governo do ESTADO

A criança aguardava uma vaga em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica. A paciente, segundo a direção da unidade, tinha um quadro de falta de ar e febre.

Uma criança de um ano e dois meses morreu, neste sábado (27), depois de dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Sinop, a 503 km de Cuiabá. A paciente, segundo a direção da unidade, tinha um quadro de falta de ar e febre.

A internação ocorreu na sexta-feira (26) depois que os sintomas se agravaram.

Segundo a diretora da UPA, Maria Helena, diante da gravidade a paciente foi entubada e passou a respirar com a ajuda de aparelhos. A criança, porém, não resistiu e morreu na unidade.

“Tudo o que era preciso, todas das medidas que poderíamos fazer, foram tomadas. O ambiente mais indicado era uma UTI pediátrica, que tem toda o suporte para o tratamento que a paciente precisava”, disse.

A criança aguardava uma vaga em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que a pacientemorreu com menos de 24h de espera por um leito de UTI Pediátrica e enfatizou que “trabalhou na busca pela viabilização de uma vaga de UTI, da mesma forma que está empenhada na resolução de outros casos”.


Outro caso

 Na terça-feira (23), outra criança morreu na unidade com suspeita de meningite. Uma recém-nascida indígena que também aguardava transferência para uma UTI faleceu.

Em nota, o governo alegou ainda que não encontrou uma vaga “com o perfil assistencial que o quadro exigia”, mas que “trabalhou intensamente na busca pela viabilização de uma vaga de UTI”.



G1/MT

Nenhum comentário