MENTIRA - Agente que conduziu Lula não é norte-americano, e sim Brasileiro

Sites, políticos e militantes petistas tem mentido na imprensa e redes sociais quanto a identidade do PF



"Na verdade trata-se do PF Danilo Campetti que fez curso na SWAT. Por esse motivo o adesivo está no seu uniforme"

A saída do ex-presidente Lula da prisão, na Polícia Federal em Curitiba/PR, para ir ao funeral do neto, em São Paulo, continua dando o que falar nas redes sociais. Diversos episódios ocorridos durante o dia 2 de março de 2019 (tanto verdadeiros quanto falsos) estão circulando de maneira frenética na internet. Um desses episódios refere-se a um agente de segurança, que fazia a escolta de Lula.

O site da “Revista Fórum”, por exemplo, publicou um texto intitulado “Policial que escoltou Lula usa símbolo da ‘Miami Police – S.W.A.T.’” alegando, ipsis litteris: “o escudo pode representar que, ou o policial fez algum tipo de treinamento nos Estados Unidos, ou a S.W.A.T. já conta com membros atuando no Brasil“. Algo semelhante também foi publicado pelo site “Brasil 247”, que é o principal site petista, cujo título foi “Policial que escoltou Lula com metralhadora usa símbolo da polícia dos EUA“.

Imagem divulgada pelo site da revista Forum

Até mesmo um deputado federal chamado Rogério Correa, do PT, divulgou em sua conta no Facebook a imagem do agente de segurança com a seguinte descrição:

O drama do presidente mais popular do país com a perda do neto. Preso sem provas, ele é escoltado por policiais armados. No que deveria ser o uniforme, um dos policiais ostenta distintivo com a inscrição ‘Miami Police – Swat’“


É interessante deixar registrado, que a redação da “Revista Fórum” alegou ter entrado em contato com a sede da Polícia Federal, em Brasília, para esclarecer o caso. De acordo com a “Revista Fórum”, em todas as tentativas, uma gravação dizia que a PF atendia fora do horário comercial, em sistema de plantão. No entanto, ao transferir, ninguém teria atendido à ligação. De qualquer forma, tal especulação acabou gerando grande movimento nas redes sociais de militantes ou apoiadores do ex-presidente Lula, que por sua vez alegaram uma eventual interferência dos Estados Unidos em nosso país, algo que reforçaria a narrativa de que a condenação e posterior prisão de Lula faria parte de um “golpe”.

Entretanto, será mesmo que o agente de segurança é norte-americano? Será que ele pertence a SWAT, uma unidade de polícia altamente especializada nos departamentos das grandes cidades dos Estados Unidos? Confira agora, aqui, no E-Farsas.


Verdadeiro ou Falso? A Realidade Por Trás da Especulação!

O agente de segurança mostrado na foto não é norte-americano, tampouco pertence a SWAT! Seu nome é Danilo Campetti, agente da Polícia Federal (PF), professor de Armamento e Tiro, e Segurança de Dignitários, da própria PF, além de ser um piloto de helicóptero. Ele pertence ao Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal, em São Paulo, desde 2009, embora a atuação dos GPIs não se restrinja ao seu estado de origem, podendo atuar em qualquer parte do Brasil. Danilo também passou pelo Curso de Ações Táticas (CAT) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) em 2010.

Ao que tudo indica ele também passou por um curso de treinamento tático do Departamento de Polícia do Condado de Miami-Dade, na Flórida, no Estados Unidos, voltado para a formação e capacitação de agentes, que integram equipes especiais de resposta (SRT), mais comumente conhecido por lá como SWAT. Essa espécie de intercâmbio para treinamento de agentes de segurança em outros países é extremamente comum, principalmente entre aqueles que realmente dedicam toda uma carreira nesse sentido e buscam constantemente por qualificações profissionais.

Atualização 03/03 às 14h: O treinamento de Danilo Campetti ocorreu no ano de 2005, dois anos antes de ingressar na Polícia Federal.



Assim sendo, essa é a razão pela qual Danilo carrega no uniforme do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal os brevês (aqueles emblemas bordados, geralmente fixados através de velcro), do próprio GPI, do CAT/PCERJ, e da SWAT em Miami, justamente para exibir suas qualificações professionais como agente de segurança pública. Veja algumas imagens de seu uniforme, com os respectivos brevês, que ele postou em sua conta no Instagram:

Os brevês que o agente Danilo Campetti carrega em seu uniforme do GPI


Foto do agente Danilo Campetti durante treinamento

Segundo o site “Votu News”, em uma notícia publicada em 29 de outubro de 2018, Danilo está na Polícia Federal há mais de 15 anos. Já tinha história na segurança, pois integrou a DIG de Rio Preto e grupos especiais da Polícia Civil até ingressar em concurso da federal. Antes de entrar pra polícia, o jovem votuporanguense integrou a equipe de jornalismo da então TV Universitária, hoje TV UNIFEV, como operador de câmera. Ao chegar a PF, ele sempre se dedicou com afinco e estudo. Passou por quase todos os treinamentos no Brasil, e em diversos países. É habilitado pra combates e missões especiais com armas, equipamentos e inteligência no gerenciamento de crises, podendo ser acionado a qualquer momento pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. Recentemente, se habilitou também como piloto de helicóptero.

Vale lembrar nesse ponto que o Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal é relativamente novo, foi criado em 2009, e seus integrantes são focados em ações táticas, sempre comprometidos em responder situações emergenciais e de pronto emprego. O principal objetivo do GPI é transmitir a primeira resposta aos estados a respeito de situações de alto risco, tais como: assalto a banco, ações em favelas, prisões de alvos considerados mais perigosos, tomada e ocupação de edificações, controle de distúrbio civil, operações embarcadas, e tudo o que envolva uma ação e resposta mais imediata a respeito dos delitos nos estados.


Conclusão

O agente de segurança que aparece na foto é Danilo Campetti, nascido em Votuporanga, no interior do Estado de São Paulo. Danilo pertence ao Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal, em São Paulo, desde 2009, embora a atuação dos GPIs não se restrinja ao seu estado de origem, podendo atuar em qualquer parte do Brasil. Danilo também passou pelo Curso de Ações Táticas (CAT) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) em 2010. Ao que tudo indica ele também passou por um curso de treinamento tático do Departamento de Polícia do Condado de Miami-Dade, na Flórida, no Estados Unidos, voltado para a formação e capacitação de agentes, que integram equipes especiais de resposta (SRT), mais comumente conhecido como SWAT.

Assim sendo, essa é a razão pela qual Danilo carrega no uniforme do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal os brevês (aqueles emblemas bordados, geralmente fixados através de velcro), da GPI, do CAT/PCERJ, e da SWAT em Miami, justamente para exibir suas qualificações professionais como agente de segurança pública. O intercâmbio para treinamento de agentes de segurança em outros países é extremamente comum, principalmente entre aqueles que realmente dedicam toda uma carreira nesse sentido e buscam constantemente por qualificações profissionais.


Vamos valorizar nossos policiais. Cuidado ao divulgar notícias falsas, pode ser enquadrado como crime



Digoreste News cm parceria com E Farsas

Nenhum comentário