Aeroporto brasileiro é considerado o melhor da América Latina e Caribe

O aeroporto é o único do Brasil a receber o prêmio Airport Service Quality (ASQ) em 2019, concedido pelo ACI World
Créditos da imagem: Divulgação/Aeroporto Internacional de BH
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi considerado o melhor da América Latina e Caribe, pelo Airports Council International (ACI) World, organização representativa dos aeroportos em todo o mundo. O prêmio Airport Service Quality (ASQ) 2018, na categoria entre 5 milhões e 15 milhões de passageiros por ano, foi anunciado nesta semana.
O ASQ foi criado em 2006 para avaliar a percepção e experiência de viagem dos passageiros, por meio de 37 indicadores de desempenho. Fazem parte do programa 75% dos 100 aeroportos mais movimentados do mundo. O programa envolve a aplicação de 640 mil questionários por ano, em 47 idiomas e 91 países. No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, 1.404 passageiros participaram da pesquisa, durante todo o ano passado.
“Este reconhecimento representa o compromisso de todos os colaboradores da BH Airport com a evolução da qualidade de prestação de serviços. Nosso propósito é proporcionar a melhor experiência de viagem e tornar o aeroporto um instrumento estratégico para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais”, afirma Marcos Brandão, diretor-presidente da BH Airport.

Indicadores
A exemplo da Pesquisa de Satisfação do Passageiro realizada pelo Ministério da Infraestrutura, as notas da pesquisa da ACI World são atribuídas em uma escala de 0 a 5 e avaliam basicamente os mesmos indicadores de qualidade. Em 2018, a nota geral do Aeroporto Internacional de BH foi 4,07.
Entre os indicadores que registraram melhor desempenho estão Limpeza do Terminal (nota de 4,42), Ambiente do Aeroporto (4,37) e Painéis de Voos (4,22). Na América Latina e Caribe, além do Aeroporto Internacional de BH, ganhou destaque o Aeroporto Internacional de Punta Cana (República Dominicana).
A cerimônia de entrega do Prêmio ASQ acontece durante a Conferência do ACI, em Bali (Indonésia), em setembro deste ano.

Reconhecimentos no Brasil
Em janeiro de 2019, o Aeroporto Internacional de BH foi classificado entre os mais pontuais do Brasil, de acordo com o levantamento Punctuality League 2019, realizado pela OAG, empresa de inteligência especializada em análise do transporte aéreo mundial. Em 2017, o local ganhou o prêmio de aeroporto que mais evoluiu na Qualidade de Prestação de Serviços na América Latina e Caribe, concedido pela ACI.
O reconhecimento também vem dos passageiros brasileiros. De acordo com a Pesquisa de Satisfação divulgada pelo Ministério da Infraestrutura, no quarto trimestre de 2018, o Aeroporto Internacional de BH manteve o terceiro lugar, com nota 4,61 (em uma escala de 0 a 5). Em quatro anos, o aeroporto subiu nove posições no ranking, passando da 12ª para a 3ª colocação.

Com informações do site: Sou de BH

Nenhum comentário