Meio Ambiente resgata filhote de onça no interior de MT

O animal, um macho com idade entre 100 e 150 dias, chegou em Cuiabá muito debilitado e foi internado


O filhote estava perambulando sozinho e foi acuado por cachorros no assentamento Ariranha, no município de Santo Afonso (280 km a médio norte de Cuiabá), onde foi resgatado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT),  

O animal, um macho com idade entre 100 e 150 dias, chegou em Cuiabá na segunda-feira (11.02) muito debilitado e foi internado no Hospital Veterinário da Universidade de Cuiabá (Unic), onde realizou exames e iniciou tratamento.

O filhote foi resgatado primeiramente por servidores da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) da Sema de Tangará da Serra e depois transportado para Cuiabá por técnicos da sede. O Coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Christiano Justino, um dos responsáveis pelo transporte do animal, destacou que o filhote estava muito magro e com lesões nas orelhas quando foi encontrado.

“Ele estava perambulando sozinho e foi acuado por cachorros no assentamento Ariranha. Encaminhamos o filhote para a Unic para ser observado e começar o trabalho de recuperação. Nossa intenção é que, após recuperado, ele possa ser encaminhado para algum instituto de conservação”, explicou Christiano.

O professor Marco Aurélio Molina Pires, responsável pelo tratamento da onça, informou que o filhote chegou ao hospital veterinário desidratado, muito magro, pesando 5 kg, com miíase na orelha (um tipo de infecção de pele causada por larvas de moscas). O tratamento do animal inclui soro, antibióticoterapia e suplementação com vitamina.

Nenhum comentário