Homem preso por engano em MT é recebido com festa por multidão

Ele foi preso durante uma ação conjunta entre forças de segurança para prender suspeitos de participação em uma tentativa de assalto contra a agência do Banco do Brasil

População de Pedra Preta festejou liberação de homem preso por engano – foto: Divulgação

José Augustinho Souza, 50 anos, detido durante operação realizada na madrugada de sábado (24) na cidade de Pedra Preta (243 Km de Cuiabá), em trabalho conjunto entre forças de segurança para prender suspeitos de participação em uma tentativa de assalto contra a agência do Banco do Brasil da cidade, foi liberado na noite de domingo (25) após passar mais de 24 horas preso. A detenção do homem, morador de Pedra Preta, gerou grande revolta nos moradores da cidade.

Um abaixo-assinado pedindo a liberação do morador, que nunca teve passagens pela polícia, reuniu mais de 700 assinaturas em menos de três horas.

A população de Pedra Preta organizou uma carreata para receber o trabalhador após a liberação e houve também grande aglomeração de pessoas na Praça, que fica no Centro, para receber o encarregado de uma empresa que presta serviços de limpeza e manutenção para a Prefeitura de Pedra Preta. Além de prestar serviços para a Prefeitura há mais de 20 anos, o homem é também suplente de vereador e muito conhecido na cidade.

A prisão de “Zé Augustinho”, como é conhecido, aconteceu na operação realizada pelas Polícias Civil e Federal, que prendeu cinco homens (incluindo ele) e apreendeu dois menores de idade.

O morador foi abordado em seu veículo em um ponto da cidade, distante aproximadamente 20 quadras da agência do BB, já por volta das 6h. Ele conta que tentou explicar que não era assaltante de banco, mas sim, um morador da cidade que estava saindo para o trabalho, porém não obteve sucesso.

Detido, ele foi transportado junto aos outros presos e, posteriormente, encaminhado para a Delegacia de Polícia de Rondonópolis, onde prestou depoimento e depois foi encaminhado para o Anexo da Mata Grande. A defesa conseguiu a liberação dele somente na noite de domingo.

“Foi muito humilhante, foram os piores dias da minha vida. As pessoas vendo eu em cima da caminhonete [da polícia] e as armas dos policiais… Foi uma tristeza na minha vida. E ainda passei a noite no presídio, um inocente estar naquele lugar ali é a pior coisa do mundo”, disse “Zé Augustinho”, emocionado.

A força tarefa montada para prender os supostos assaltantes teve início após o serviço de inteligência da Polícia Civil receber a informação de que uma quadrilha furtaria a agência do BB na madrugada de sábado.

As equipes então foram formadas por agentes da Polícia Federal de Rondonópolis, Delegacia de Pedra Preta, Gerência de Operações Especiais (GOE) e Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), de Cuiabá.

Os policiais montaram uma estratégia para realizar a prisão dos suspeitos, que tentaram fugir, mas foram detidos em pontos distintos da cidade. Com eles foram apreendidos veículos e ferramentas utilizadas em arrombamentos de bancos.

Na manhã de ontem (26), a Politec realizou uma Perícia na agência do BB, já que parte do grupo detido chegou a entrar nos fundos da agência bancária.

José Augustinho Souza, 50 anos, ficou preso por mais de 24 horas, confundido com assaltante de banco – foto: SBT Rondonópolis


Digoreste News, com informações de A Tribuna MT

Nenhum comentário