Taques priorizou pagamento de salário do servidor e honrou compromissos

SERVIDOR PÚBLICO - Secretária diz que governador priorizou pagamento de salários e honrou compromissos


Secretária de Estado e servidora de carreira, a procuradora-geral do Estado Gabriela Novis Neves destacou as ações do Governo de Mato Grosso para os servidores públicos. Segundo ela, diante da crise econômica, a gestão do governador Pedro Taques (PSDB) priorizou o pagamento dos salários, cumpriu todos os aumentos previstos nas leis de carreira aprovadas e fez o pagamento dos Reajustes Gerais Anuais (RGA).

“Nós não podemos fechar os olhos para a realidade do Brasil. Muitos Estados estão com os salários atrasados ou parcelados, poucos concederam o reajuste anual, mas aqui tudo foi cumprido, inclusive os acordos salariais. No início da gestão, houve equívoco na forma de dialogar com o servidor, mas isso mudou completamente. O governador já reconheceu em várias entrevistas que a forma foi equivocada, afinal, todos os acordos salariais e reajustes foram cumpridos. Admiro e respeito quem reconhece seus erros”, disse a procuradora.

Outro ponto destacado pela procuradora é a valorização do servidor em funções estratégicas. Atualmente, 73% dos cargos de comissionados, os chamados cargos de confiança, são ocupados por servidores de carreira. Além disso, de 24 secretarias ou órgãos considerados de primeiro escalão, como Detran e Indea, 14 são ocupados por servidores de carreira.

São servidores efetivos os secretários de Fazenda, Casa Civil, Fazenda, Segurança, Educação, Meio Ambiente, Procuradoria, Controladoria, Justiça e Direitos Humanos, Trabalho e Assistência Social, Detran, Indea e MTI.

“Atualmente o secretariado do governo é composto de um perfil humanizado, do encontro e não do confronto. Em uma reunião recente de secretários e adjuntos o governador pediu para levantar a mão quem era servidor de carreira e ocupavam aquelas funções de confiança, praticamente todos levantaram as mãos. Isso não é valorizar o servidor público? Dizer que o servidor público não sabe fazer gestão daquilo que trabalha sua vida inteira sim que é um desrespeito”, completou a secretária.

O Governo Pedro Taques cumpriu todos os aumentos de salários aprovados em lei, beneficiando as carreiras de servidores da Seduc, Sema,  Sefaz, Polícia Civil (delegados, investigadores e escrivães), sistema penitenciário, Polícia Militar, sistema socioeducativo, Indea, Intermat, Politec, profissionais do SUS, e desenvolvimento econômico e social (área meio).

Também concedeu o Reajuste Geral Anual todos os anos. Em 2015 o reajuste foi de 6,23%, em 2016 de 11,28%, em 2017 de 6,58% e em 2018 de 4,19%. Também foi acordado mais 2% de reajuste como forma de compensar as possíveis perdas decorrentes do parcelamento do pagamento dos reajustes.

Nenhum comentário