Estelionatários usam novo golpe do Whats-App envolvendo agentes de trânsito
Nova modalidade de crime usa o aplicativo para oferecer serviços junto ao Detran, como CNH e até facilitação em veículos leiloados por aquele órgão.
Como se tornou regra, ultimamente, a cada dia surge um novo golpe na praça, dessa vez esta prática delituosa está em plena atividade nas Redes Sociais em nossa cidade, precisamente, no WhatsApp, tratando-se de um crime cibernético. Esta nova modalidade de golpe consiste na venda de CNHs, facilitação para compra de veículos que serão leiloados pelo Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran).
Esta ação golpista estaria acontecendo direto do pátio do Detran-MT. Esta nova modalidade de golpe envolve diretamente, nesse caso, o Agente de Trânsito, João Bosco Campos, ao enviar prints que estão circulando com sua foto e fone no WhatsApp, oferecendo esses serviços. João Bosco, que também é presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte de Cuiabá, afirmou de que este tipo de golpe, envolvendo o seu nome, já aconteceu no ano passado e, inclusive, já registrou um Boletim de Ocorrências na Polícia Civil.
“Essas mensagens pelo WhatsApp são do ano passado, já procurei a polícia, pois as mensagens de texto afirmam de que eu estou com uma CNH em mãos, retirando a multa de uma pessoa e que eu estou fazendo leilões ilícitos de veículos, sendo que a Semob nem mesmo tem atribuição desse tipo de ação e nem, tampouco, fazemos a apreensão de carteiras de motoristas.
Estão explorando negativamente o uso de minha imagem e a instituição em que trabalho, preciso me resguardar em relação a esse golpe. E a foto que estão usando nesse golpe na internet, foi retirada de uma entrevista que dei a um site local”, esclareceu o Agente de Trânsito, João Carlos.
Secretário de Mobilidade Urbana diz que assunto não é de Responsabilidade Direta da Semob
O secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Antenor Figueiredo, diz que a Semob está acompanhando de perto todo o desenrolar desse episódio, por se tratar do uso criminoso da imagem de um servidor da prefeitura.
“Nós, enquanto Semob, estamos acompanhando todo o desenrolar desse caso, que já é antigo, por já ter ocorrido no ano passado e que agora volta ser aplicado novamente. Esse golpista está usando a imagem de um servidor da prefeitura, o João Carlos, que também é presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte – Sinattrac)”, explicou o secretário.
Este print com a imagem e fone falso (65 9817-9006) atribuído ao Agente de Trânsito, João Carlos, que estão circulando pelo aplicativo de WhatsApp, estas ações fraudulentas estariam ocorrendo no pátio do Detran e o secretário alerta de que os serviços oferecidos pelo infrator não são praticados pelo município.
“Quero deixar bem claro, primeiramente, de que a Semob não emite CNHs. Nós não estamos leiloando veículos, sendo que os veículos a serem leiloados ficam guardados por segurança terceirizada e armada. Isso trata-se de um golpe e pelo que está sendo veiculado na Internet, são infrações que estariam atreladas a serviços oferecidos pelo Detran e não pela prefeitura”.
Fonte: Copopular.