SECRETARIA DE SAÚDE DE RONDONÓPOLIS CONFIRMA FEBRE AMARELA EM MACACO ENCONTRADO MORTO
Dos três macacos encontrados mortos em São José do Povo, um confirmou a doença
Um dos macacos encontrado morto em São José do Povo/MT, cerca de 30 km de Rondonópolis há aproximadamente 40 dias, após exames foi comprovado que estava com febre amarela. A análise confirmou que a morte foi realmente causada pela doença.
A secretaria de saúde do município de Rondonópolis emitiu um alerta sobre o caso, pois a partir desta comprovação faz necessário realizar um procedimento de vacinação contra a febre amarela na região.
Cerca de 40 mil doses da vacina foram solicitadas ao ministério da saúde e devem chegar ao município até o dia 2 de maio.
Segundo a secretaria de saúde o procedimento para vacinação será necessário para aquelas pessoas que não possuem o cartão de vacina contra a febre amarela. A organização mundial de saúde (OMS) determina que a vacina seja aplicada apenas uma vez, para que a pessoa permaneça imune.
O secretário de Meio Ambiente de Rondonópolis, João Fernando Copeti Boher explicou que a equipe da SEMMA estará trabalhando para proteger o animal.
“Pois a população de primatas na região e muito grande e pessoas desavisadas podem pensar que matando os primatas resolvem o problema o que não procede”.
O médico veterinário Kleysller Willon informou que o macaco não e o transmissor, apenas um indicador de que a doença está ativa e pede que a população esteja atenta na prevenção do mosquito transmissor. Pois os procedimentos para prevenção e não deixar água parada, limpeza de terrenos e potenciais focos.
“Existe uma vacina para a febre amarela isso e muito importante”. Declarou
A secretaria de saúde de Rondonópolis informou que a vacinação será iniciada com equipes na zona.
Marretaurgente
Nenhum comentário