Governo Lula vai colocar mais etanol na gasolina para diminuir o preço
Ou seja: Você não vai pagar menos pelo litro de gasolina, mas, vai colocar mais álcool no seu tanque.
Quarta-feira, 24 de junho de 2026
A mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina passará de 30% para 32% (E32). O anúncio foi feito pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, neste sábado (20), durante evento em Dom Aquino (MT)
A decisão antecipa uma medida aguardada há meses pelo setor de biocombustíveis, que esperava a análise do tema pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
No sábado (20), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que era prevista a aprovação para esta quarta-feira (24), consolidando uma proposta que já vinha sendo costurada pelo Ministério de Minas e Energia.
Segundo o vice-presidente, a ampliação da fatia de biocombustível no combustível fóssil terá reflexo direto no bolso do consumidor, além de gerar ganhos sustentáveis e impulsionar o agronegócio. Porém, a verdade é que o consumidor vai colocar cerca de um terço do líquido total no tanque, de álcool, mas, pagará como se fosse gasolina.
“Tem muito etanol de milho. [O país] produz o etanol e produz o DDG (Grãos Secos de Destilaria). Então, passa a gasolina que tinha 27,5% de etanol e passou para 30%, agora passa para 32%. Isso ajuda a gasolina a ficar mais barata, disse Alckmin.
Será a terceira vez que o governo Lula aumenta a porcentagem de etanol na gasolina, neste mandato.
Quando o governo Lula assumiu, em janeiro de 2023, o limite máximo de etanol estabelecido por lei era de 25%, porcentagem que permaneceu até agosto daquele ano, e, aumentou para 27,5%, passando depois para 30% e agora, sendo levado a 32%, sendo três aumentos da quantidade de etanol adicionada à gasolina em pouco mais de 3 anos de governo.

Nenhum comentário