Depois de 30 anos de espera, Hospital Central realiza primeira cirurgia robótica pelo SUS em MT
Obra ficou paralisada por 34 anos em Cuiabá antes de ser retomada e concluída em dezembro de 2025 pela atual gestão estadual.
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Cerca de um mês após o início dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde, o Hospital Central de Alta Complexidade do Estado em Cuiabá, realizou, nesta quarta-feira (11), a primeira cirurgia robótica do SUS em Mato Grosso. O procedimento marca um feito inédito na rede pública estadual e simboliza uma nova etapa na oferta de serviços de alta complexidade à população mato-grossense. Além da intervenção pioneira, outros 13 procedimentos cirúrgicos estão programados para esta semana, contemplando pacientes adultos e crianças.
A cirurgia robótica realizada foi uma prostatectomia para a remoção total da próstata, indicada para o tratamento de câncer. Segundo o urologista e cirurgião robótico Fernando Leão, do Einstein Hospital Israelita, organização responsável pela gestão da unidade, a tecnologia proporciona mais precisão ao ato cirúrgico. O sistema amplia em até dez vezes o campo de visão do médico e permite maior amplitude de movimentos com a pinça robótica flexível, reduzindo impactos no paciente e favorecendo uma recuperação mais rápida.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou o caráter histórico do momento. Ele lembrou que, além de ser a primeira cirurgia robótica realizada pelo SUS no estado, o procedimento também integra o início das atividades do hospital, cuja obra ficou paralisada por 34 anos em Cuiabá antes de ser retomada e concluída pela atual gestão estadual. Para o secretário, a conquista representa um avanço significativo na assistência pública de saúde.
O procedimento contou com a participação de uma equipe multiprofissional formada por pelo menos seis profissionais, entre anestesiologistas, instrumentadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A diretora hospitalar Alessandra Bokor, ressaltou que o início das cirurgias amplia o cuidado oferecido aos pacientes, que agora passam a contar com atendimento ambulatorial, diagnóstico e intervenção cirúrgica em um mesmo espaço.
Desde que começou a atender, em 19 de janeiro de 2026, o Hospital Central vem ampliando gradativamente suas especialidades e tipos de procedimentos. Nesta primeira fase, estão sendo ofertados atendimentos em pediatria, urologia, ortopedia e cardiologia. A expectativa é que, ainda no primeiro semestre, a unidade alcance capacidade plena, incluindo áreas como cirurgia geral e do aparelho digestivo, ginecologia, mastologia, cirurgia vascular, neurocirurgia, onco-ortopedia e cirurgia cardiovascular, consolidando-se como referência em alta complexidade no estado.

Nenhum comentário