Ataque russo mata Olena Kohut, conhecida artista da Ucrânia (Vídeo com artista tocando órgão)

Olena Kohut era organista-solo da Filarmônica, integrante da orquestra do Teatro Nacional e professora de artes



 Segunda-feira, 14 de abril de 2025 

A musicista Olena Kohut foi uma das vítimas do brutal ataque perpetrado pela Rússia neste domingo (13) contra a cidade de Sumy, na Ucrânia. A ofensiva, marcada pelo uso de mísseis balísticos, deixou até agora 34 mortos e 117 feridos, incluindo crianças, e atingiu a cidade em pleno Domingo de Ramos, data sagrada para os cristãos, enquanto moradores se preparam para a Páscoa.

Sumy, localizada próxima à fronteira com a Rússia, tem sido alvo constante dos ataques de Moscou desde o início da invasão à Ucrânia ordenada pelo ditador Vladimir Putin em fevereiro de 2022. Segundo a embaixadora dos Estados Unidos em Kiev, Bridget Brink, Moscou utilizou neste ataque munições cluster — armamentos proibidos por convenções internacionais devido ao seu alto potencial de dano a civis. Esse tipo de munição se abre antes de tocar o solo e dispara outras munições.

Olena Kohut era organista-solo da Filarmônica de Sumy, integrante da orquestra do Teatro Nacional da cidade e professora no Colégio Profissional de Artes e Cultura Bortniansky. O falecimento da artista foi confirmado pelas instituições às quais ela era ligada.

“No dia 13 de abril de 2025, como resultado de um ataque de mísseis russos, nossa família do Teatro sofreu uma dor que não pode ser expressa em palavras. Nossa colega, artista da orquestra Olena Kohut, morreu em decorrência dos ferimentos que sofreu", afirmou o Teatro Nacional de Sumy em nota publicada nas redes sociais.



Nenhum comentário