Termômetros em Cuiabá marcam 9ºC, tornando-a na terceira capital mais fria do país

Nem em Curitiba, Florianópolis e São Paulo fez tanto frio.

 Quarta-feira, 23 de junho de 2023 

Em um dia bem diferente dos demais do ano, Cuiabá registrou na madrugada desta quarta-feira (14) 9,9ºC, a menor temperatura do ano na Capital de Mato Grosso. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima até então registrada na cidade havia sido de 13,3°C, porém, essa foi aconteceu apenas um dia antes, na terça-feira (13).

Já, no início da tarde, os termômetros apontavam Cuiabá como a terceira capital mais fria do país, deixando para trás Curitiba, Florianópolis e São Paulo. Apenas Porto Alegre e Campo Grande foram mais frias nesta quarta-feira. (Veja quadro mais abaixo)

De acordo com o professor doutor de climatologia do departamento de geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rodrigo Marques, a temperatura foi a mais baixa registrada na estação meteorológica de 2023.

Ainda conforme o Inmet, Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, foi o município com menor temperatura de Mato Grosso nesta madrugada. Os termômetros marcaram 7,2°C, e a sensação térmica foi de 2,3°C.

Na capital, o frio deve continuar até o fim da semana. Nessa quinta-feira (15), a mínima é de 11°C e a máxima de 20°C. Já na sexta-feira (16) a mínima deve ser de 13°C e a máxima de 26°C. No fim de semana, os termômetros começam a subir.

O frio foi tão intenso na madrugada desta quarta-feira que a moradora do Bairro Jardim dos Ipês, em Cuiabá, Flávia Simone Silva da Silveira, teve plantas congeladas no quintal de casa. Flávia contou que por volta de 5h30 ela abriu a janela e viu que tinham gotas de água congelada nas folhas. “Sou gaúcha, então não sinto frio tão intenso assim. Amo frio, mas fiquei deslumbrada ao ver que a minha planta estava com essa geada. Ainda não tinha visto isso aqui em Cuiabá”, afirmou. (Com G1)


A terceira capital mais gelada

O gráfico abaixo do Instituto ClimaTempo mostra a temperatura nas capitais por volta das 13h, horário que corresponde ao pico de calor no dia:




Nenhum comentário