Mauro Mendes afirma que não vai permitir imposição de Jair Bolsonaro em MT


 Terça-feira, 2 de agosto de 2022 

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB) afirmou que ainda não bateu o martelo quanto à possibilidade de palanque aberto para disputa pela vaga no Senado.

De outro lado,  o governador garantiu, nesta segunda-feira (1º), que não irá permitir que o presidente Jair Bolsonaro (PL) interfira em sua decisão. 

Mauro disse que isso será definido em consenso com os partidos e lideranças que compõem a sua base aliada.

O governador ainda afirmou que sequer chegou a tratar sobre isso com o presidente da República.

“Não conversei com ele sobre isso, mas o presidente tem que se preocupar com a eleição de presidente. A eleição de Mato Grosso, nós aqui cuidamos, fazemos... Não tem problema nós dialogarmos com o presidente ou com outras lideranças, mas essas definições são tomadas no âmbito de Mato Grosso”, disse o governador. 

Mauro Mendes observou que esse assunto era para ter sido fechado na semana passada, mas a sua ausência em Mato Grosso impossibilitou que as articulações afunilassem.

O governador passou a semana em São Paulo, acompanhando a sua esposa, a primeira-dama Virginia Mendes, que teve voltou a fazer exames. 

“Era para ter fechado na semana passada, mas tive que me ausentar. Mas, nesta semana, vamos retomar essa conversa, porque alguns partidos defendem isso. O PSB e o MDB defendem isso, e senador Wellington Fagundes defende diferente. Esta semana, vamos ter que encontrar um denominador comum para encontrar uma decisão”, disse.

Por outro lado, ele admitiu que o senador Wellington Fagundes (PL), que irá disputar a reeleição, está trabalhando no sentido de garantir uma aliança fechada entre União Brasil e Partido Liberal para o Senado. 

“É natural que ele seja contra o palanque aberto. Todo mundo na política e na vida quer construir aquilo que é melhor para você. Então, ele está correto. Ele defende com os argumentos dele”, disse. 

Questionado se o martelo sobre isso não poderá ser batido na quarta-feira (3), durante reunião dos prefeitos de Mato Grosso com o presidente, ele negou.

“Isso vai ser feito aqui em Mato Grosso. Isso não é um assunto para ser resolvido em Brasília. Brasília resolve os problemas de Brasília e Mato Grosso resolve os problemas de Mato Grosso”, completou.

Além de Wellington Fagundes, o grupo de Mendes tem a médicaia Natasha Slhessarenko (PSB) como pré-candidata ao Senado.

Além disso, o MDB e o PSD, que integram o arco de alianças do governador, ainda têm esperanças de atrair novamente para o grupo o deputado federal Neri Geller (PP), que se aliou à Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) e ao grupo de esquerda para viabilizar o seu projeto ao Senado.

A maior dificuldade do palanque aberto, contudo, não seria a quantidade de candidatos ao Senado, mas sim o palanque presidencial.

Caso Mendes bata o martelo e defina pelo palanque aberto, Bolsonaro terá que dividir espaço com Simone Tebet (MDB) e ainda com o ex-presidente Luiz Inácio Lula do Silva. 


Nenhum comentário