Exportações de soja batem novo record em MT com maior participação da China


 Quarta-feira, 13 de julho de 2022 

As exportações mato-grossense de soja atingiram recorde no primeiro semestre de 2022, segundo os dados da Secex. Os envios de soja chegaram ao acumulado de 20,12 milhões de toneladas no período, incremento de 0,72% ante o mesmo período do ano passado, conforme analise dos técnicos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Mais da metade do volume embarcado teve como destino a China, maior parceiro comercial do País e do Estado.

O maior volume exportado está atrelado ao recorde na produção do Estado e à quebra da safra sul-americana, como aponta o Imea. Entre os principais compradores da oleaginosa, destaque para a China, que, apesar do menor apetite observado nos últimos meses devido à política de zero Covid-19, o acumulado dos envios avançou 11,03% no comparativo anual. Além disso, a representatividade da China aumentou 9,85 pontos percentuais (p.p.) no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, participando em 2022 com 57,64% das compras da soja de Mato Grosso.

Ainda como antecipam os analistas do Imea, é historicamente observada uma redução nos envios de soja no segundo semestre devido à menor oferta do grão, “no entanto, com o atraso na venda da soja, neste ano, e com o dólar apresentando trajetória de valorização, as exportações para os próximos seis meses poderão apresentar novo recorde para o período”.


PRODUÇÃO 

O cenário de falta de espaço nos armazéns de Mato Grosso continua influenciando internamente na comercialização da soja. “As vendas da safra 2021/22 no mês de junho avançaram 3,41 p.p. ante maio, negociando 82,08% da produção deste ciclo. A evolução nas negociações só não foi maior devido ao recuo de 1,09% no preço médio da oleaginosa, em junho, precificado em R$ 164,49/sc no Estado, movimento que refletiu a desvalorização da soja na Bolsa de Chicago, como explicam os analistas do Imea.

Para a safra 2022/23, a comercialização praticamente não avançou no mês de junho, ampliação mensal de apenas 0,98 p.p., chegando a 25,35% da produção estimada, negociada. Os altos patamares dos fertilizantes (relação de troca desfavorável) e as incertezas quanto à produção ainda limitam o avanço das negociações, que apresentam atraso de 9,23 p.p. ante a safra passada. No entanto, o preço médio da soja em Mato Grosso valorizou 1,07% no comparativo mensal, alcançando a média de R$ 153,51/sc, reforçando que essa cotação refere-se a preço a termo, ou seja, para entrega futura, não sendo valor de ‘balcão’, para o grão disponível.




Nenhum comentário