Documentário e show relembram Chico Gil na semana que marca os 22 anos de sua morte

Sessão no Cine Teatro exaltará trajetória do cantor que morreu de acidente de carro no dia 30 de julho de 2000


 Segunda-feira, 25 de julho de 2022 

O rock, o pop, o baião e tantos outros gêneros musicais têm seus reis e rainhas. O lambadão não fica atrás. Chico Gil é considerado o Rei do Lambadão, artista mais popular do gênero híbrido genuinamente mato-grossense, que resulta da fusão do rasqueado com o carimbó e a lambada.

Por sua notoriedade, Francisco Guia de Souza ganhou um documentário que traz à luz fatos até então desconhecidos de sua biografia e carreira. “Sua majestade, Chico Gil”, da jornalista Lidiane Barros, terá sessão de estreia na terça-feira (26), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. A entrada é gratuita. A exibição ocorre em memória do cantor, que morreu em acidente de carro no dia 30 de julho de 2000, quando cumpria agenda de shows.

Depois da exibição do documentário haverá show do artista Paulo Monarco que cantará hits do saudoso Chico. Artista premiado e reconhecido por seu trabalho autoral na MPB, Monarco tem se dedicado a apresentações com repertório regado a clássicos do lambadão. O acompanham na empreitada, os músicos Paulinho Nascimento (baixo), Bruno de Lima (percussão), Vinicius Barros (bateria) e a tecladista, Pretta Jana.  

O livro homônimo, com 18 crônicas – que traz mais histórias da carreira do cantor além do documentário -, estará disponível para aquisição.


Hits conduzem o documentário

Falando em hits, o documentário foi construído com base em algumas das principais canções do cantor. Elas conduzem o documentário que conta histórias de sua vida e carreira, com relatos de familiares, amigos e parceiros artísticos. Eles voltam no tempo para apresentar Chico Gil às novas gerações. 

“Tendo como base a história de criação de algumas de suas músicas mais conhecidas, revela a gênese do lambadão e também, como se articula sua cadeia produtiva”, explica Lidiane Barros. A seu lado na realização do documentário estão Protásio de Morais e Rosano Mauro Jr, ambos na direção de fotografia, e Joana Castro, que assina a edição.


O projeto

O documentário e o livro são parte do projeto “Sua majestade, Chico Gil”, aprovado no edital Mestres da Cultura da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso. O pacote do projeto inclui ainda um site oficial do cantor (www.chicogil.com.br), além de sua discografia totalmente organizada em plataformas de streaming como Youtube e Spotify.

Integrados à consolidação do projeto estão a jornalista Maria Clara Cabral, o designer gráfico Rodrigo Porks e os editores Ramon Carlini e Elaine Caniato, da Editora Carlini e Caniato. O apresentador de TV, Veni Bulhões, também colaborou, cedendo imagens de acervo.

“Com trajetória artística reconhecida pela periferia e Baixada Cuiabana, o cantor e compositor Chico Gil passou de garimpeiro a rei, escrevendo seu nome na história da cultura mato-grossense”, comenta Lidiane. "E agora, com aval institucional, passa a ser reconhecido também, como Mestre da Cultura de Mato Grosso".

Ela ressalta que até a conclusão do projeto selecionado no edital, “pouco se sabia sobre a personalidade do homem que de filãozeiro no garimpo de ouro – onde tinha como ritual cheirar mercúrio para dar sorte -, ergueu seu próprio reinado conquistando súditos fiéis com sua coroa cacheada e cetro microfonado”, brinca.

São entrevistados do documentário o empresário Sérgio França e o artista Edmilson Maciel (primeiro e segundo empresários de Chico Gil, respectivamente); o trompetista Levi Barros, que acompanhou o cantor em shows; a viúva Eliney Souza e o filho Cledeley, o Catinha; o produtor musical, Alcemar Matos; os músicos Júnior Magrão e José Moraes, que introduziram Chico Gil no lambadão e a dançarina Daiana Emília, que no último momento desistiu da viagem em que o cantor morreu.


Redes sociais

Informações adicionais sobre o cantor podem ser encontradas nas redes sociais do projeto. No Facebook e Instagram, @suamajestadechicogil. Também foram disponibilizados os três álbuns da carreira do cantor no YouTube e Spotify, além de material raro e inédito.  








Nenhum comentário